Evento levou informações diversas aos servidores sobre os cuidados com a saúde

Programação aconteceu de 6 a 14 de abril em homenagem ao Dia Mundial da Saúde


Por Luísa Carvalho

A Gerência Técnica de Capacitação e Desenvolvimento e o Programa Gestão Humanizada “Cuidar de Quem Cuida” realizaram uma extensa programação em homenagem ao Dia Mundial da Saúde, a fim de levar aos servidores públicos informações e cuidados de saúde, envolvendo a prevenção e cuidados em saúde bucal, mental, nutricional, preventiva (por meio da atualização vacinal, aferição de pressão e glicemia capilar), para homens e mulheres em diferentes faixas etárias.

Os pacientes que passaram pelo saguão principal no dia 6 de abril, receberam um kit com pasta de dente, escova e folheto informativo sobre higiene bucal. Na ocasião, a Dra. Sandra Regina Henrique Ribeiro, Odontologista do HSPM, comentou sobre a importância de ações como essa: “Ter uma boa saúde oral é primordial para a harmonização da saúde geral do nosso corpo, para que possamos viver com bem-estar. Problemas de saúde gerados pela falta de cuidados com a cavidade bucal podem ocasionar doenças na boca, em órgãos do sistema digestivo e até mesmo no coração, bem como infecções focais. Por isso, é fundamental cuidarmos da nossa saúde bucal”.

Para informar os servidores sobre o impacto do alcoolismo dentro do ambiente familiar, corporativo e pessoal do paciente, a palestrante Nilce Totino, do Grupo Familiares Al-Anon do Brasil, trouxe exemplos de situações do dia-a-dia em que o paciente e os familiares podem estar passando por crises relacionadas à dependência alcoólica e, no entanto, não perceberem como isto impacta todo o ambiente de convivência ao passo que prossegue sem resultados. Neste sentido, Nilce direcionou os meios de ajuda disponíveis para que, quem está passando por estes desafios, encontre o suporte necessário para superá-los.

A fim de estimular a prevenção à saúde dos servidores, nos dias 11 e 14 de abril, o HSPM, em parceria com a Universidade Nove de Julho (Uninove), ofereceu aferição de pressão arterial e glicemia capilar aos pacientes interessados. Só no dia 14 de abril, nas duas primeiras horas, 26 servidores já haviam realizado os exames. Em caso de alteração nos resultados, os pacientes são orientados a buscar atendimento médico.

Além disso, foi realizada a atualização vacinal para hepatite B, tríplice viral e tétano, pelo Núcleo Especializado em Saúde do Trabalhador (NEST). No total, 83 pessoas realizaram a checagem vacinal.

As atividades virtuais incluíram palestras com as seguintes temáticas: Saúde do Homem, instruída pelo Dr. Alexandre Crippa (Urologista do HSPM); Saúde da Mulher, conduzida pelo Dr. Ivo Pavanello Filho(Ginecologista do HSPM); Alimentação e Saúde,conduzida por Amanda Menezes e Patrícia Pacheco Gonçalves (Nutricionistas do HSPM); Envelhecimento e Demência, ministrada pela Dra. Mônica Barrezueta (Geriatra da URSI Santo Amaro e Clínica Médica do HSPM); Cinema como intervenção em Saúde Mental, ministrada por Thaís da Silva e Carmem de Oliveira (Psicólogas do HSPM); além da Prática Integrativa de Saúde Lian Gong, promovida pela Gerência Técnica de Capacitação e Desenvolvimento e Práticas Integrativas e Complementares.

Foto da equipe de aferição de pressão  Foto da equipe de saúde bucal entregando kits na entrada do hospital
Fotos: Arquivo HSPM