Curso sobre Redação Oficial será oferecido a servidores

Diversos temas serão abordados

Por Mariana Baiter

A partir do dia 29 de maio até o dia 30 de junho será oferecido aos servidores uma curso sobre Redação Oficial, na modalidade a distância. O evento requer inscrição, que você pode realizar clicando aqui. Aberto aos servidores da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), o curso é aberto a profissionais de todas as funções, que tiverem interesse no tema.

A Redação Oficial é a maneira de redigir própria da Administração Pública e sua finalidade é possibilitar a elaboração de atos oficiais, com o objetivo de transmitir a mensagem com transparência e clareza. Tendo isso em vista, o evento busca capacitar o servidor de modo que ele possa elaborar atos oficiais em concordância com as normas estabelecidas e padronizadas pelo Manual de Redação Oficial, por meio de textos claros e utilizando de forma correta expressões de tratamento e vocativos.

O conteúdo do curso resume-se a: impessoalidade; linguagem dos atos e comunicações oficiais; formalidade e padronização; concisão e clareza; problemas gerais da norma culta; pronomes de tratamento; concordância com os pronomes de tratamento; emprego dos pronomes de tratamento; fechos para comunicações oficiais; identificação do signatário; o padrão ofício: forma de diagramação, circular, memorando, definição e funcionalidade, forma e estrutura; comunicado, ata, cota e informação, portaria, regimento, regulamento, resolução; expressões a evitar e expressões de uso recomendável.

As instrutoras do curso serão Claudia Maria Moura e Eloíse Melina Duarte, Analistas de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional, na Gerência Técnica de Capacitação e Desenvolvimento do HSPM. O curso é uma realização da Gerência Técnica de Capacitação e Desenvolvimento, em apoio ao Departamento de Gestão de Talentos.

     

Serviço:
Curso de Redação Oficial EAD
Data de início: 29/05/2023
Modalidade: EAD
Público alvo: servidores do HSPM e SMS interessados no tema
Inscrições: https://bit.ly/RedacaoOficial5