20 de março - Dia Mundial da Saúde Bucal

Cuidados para manter a saúde bucal em dia são necessários

Por Mariana Baiter

Comemorado no dia 20 de março, o Dia Mundial da Saúde Bucal foi criado em 2007 para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados odontológicos para o bem-estar geral. A saúde bucal é necessária para prevenir infecções e o agravo de algumas doenças, como doenças autoimunes, diabetes e anemia, que podem piorar com a má higiene bucal. Para tratar mais sobre o assunto e esclarecer algumas dúvidas, o HSPM conversou com a coordenadora do departamento de Odontologia e Serviço Saúde Bucal, Dra. Sandra Regina H. Ribeiro.

Existem diversas complicações relacionadas à saúde bucal, os principais são: a placa bacteriana, um biofilme que se forma no esmalte dentário em função do acúmulo de resíduos de comida que servem como alimento para bactérias que desequilibram a saúde bucal; os tártaros, que se formam quando a placa bacteriana não é removida; a cárie, uma lesão que se forma no esmalte dentário por causa dos ácidos liberados por bactérias que consomem os resíduos de alimento depositados sobre os dentes.

Os maus hábitos referentes à saúde bucal também são responsáveis por aumentar os riscos ou até mesmo causar doenças mais graves, como: a endocardite bacteriana, uma infecção que afeta diretamente o coração, e pode ser fatal; a pneumonia e artrite reumática, que seguem o mesmo mecanismo de infecção da endocardite, onde as bactérias da boca podem chegar a outros órgãos, como os pulmões e as articulações, causando essa enfermidade; entre outros.

As principais recomendações para manter a saúde bucal em dia são escovar bem os dentes e usar fio dental diariamente, ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições, usar produtos de higiene bucal que contenham flúor e ir ao dentista regularmente.

O Hospital do Servidor Público Municipal distribui manual odontológico na primeira consulta no dentista, com orientações de higiene, dieta e funcionamento da Clínica de Odontologia. Além, é claro, das orientações básicas de higiene dadas pelos profissionais no momento da consulta.