Serviço de Nutrição promove palestra sobre controle de qualidade

“Controle de qualidade no recebimento e armazenamento” foi o tema da palestra

Nas datas de 10 e 11 de janeiro foi realizada a palestra com a temática “Controle de qualidade no recebimento e armazenamento”. O conteúdo programático contemplou a importância do controle de qualidade nas etapas de recebimento e armazenamento dos insumos empregados na produção de refeições na cozinha e na manipulação de fórmulas infantis e de nutrição enteral no lactário.

Foi abordado sobre a inspeção dos veículos de transporte e dos entregadores; as regras de recebimento segundo a legislação sanitária; o registro de controle de temperatura dos alimentos sob-refrigeração, lote e prazo de validade durante o recebimento; as técnicas de armazenamento de produtos no estoque e nas câmaras frigoríficas; a transferência para as embalagens de armazenamento da unidade; prazo de validade e cuidados no armazenamento de alimentos nas copas e lactário; o armazenamento e descarte de amostras de alimentos manipulados.

O objetivo da palestra foi capacitar manipuladores de alimentos para contribuir na melhoria da qualidade higiênico-sanitária e aperfeiçoamento das técnicas de recebimento e armazenamento dos produtos, a fim de buscar o aprimoramento constante dos conceitos de boas práticas nas etapas de recebimento e armazenamento para a garantia da qualidade na manipulação dos alimentos, visando proteger a saúde de pacientes e demais usuários do HSPM.

Nutricionistas, técnicos de nutrição, copeiras, estoquistas e auxiliares de cozinha participaram da palestra e o conteúdo foi apresentado pela Dra. Bianca Babichaka Castellini, nutricionista consultora da empresa Instituto Nacional de Análises e Pesquisas Ltda.

Com relação à relevância do conteúdo abordado, Eunice Harumi Sogawa Sakamoto, coordenadora do Serviço Técnico Nutrição e Dietética do HSPM, considera que: “Medidas efetivas de controle de qualidade envolvem cuidados nos aspectos nutricional e sensorial, mas também no contexto de garantia da segurança alimentar. As legislações sanitárias da área de alimentos são ferramentas importantes e determinantes de padrões e diretrizes para a cadeia produtiva de alimentos. Neste sentido, a qualificação técnica dos manipuladores é fundamental para assegurar a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos de acordo com a padronização dos processos estabelecidos no Manual de Boas Práticas de Manipulação dos Alimentos do Serviço Técnico de Nutrição e Dietética do HSPM.”