Dia Mundial da Obesidade lembra a importância da prevenção

A enfermidade pode acarretar diversas outras doenças e deve ser tratada o mais rápido possível

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos anos houve o aumento do número de casos de obesidade no Brasil e no mundo. Só no Brasil 20% da população tem obesidade e 60% sobrepeso.
Com o objetivo de incentivar soluções práticas para ajudar as pessoas a alcançar um peso saudável e identificar a percepção dos cidadãos sobre a obesidade, em 2008 a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o dia 4 de março como Dia Mundial da Obesidade.
Para tratar mais sobre o assunto, o HSPM conversou com a coordenadora do grupo de cirurgia da obesidade e metabólica do hospital, Dra. Fabiana Franca.

1. Qual a importância dessa data?
É uma data de conscientização a respeito dessa doença para diminuir preconceitos, estimular a prevenção e motivar o tratamento.

2. Qual é o conceito de obesidade?
É um excesso de gordura corporal que pode resultar em problemas de saúde.

3. Quais os fatores de risco para que a pessoa se torne obesa?
Os principais fatores são maus hábitos dietéticos, com excesso de alimentos gordurosos e ultraprocessados, sedentarismo, ansiedade e fatores genéticos.

4. Qual o tratamento para a obesidade?
O tratamento deve ser feito com equipe multidisciplinar podendo ser clínico, com medicamentos ou cirúrgico, que é a Cirurgia Bariátrica ou da Obesidade .

5. A obesidade pode ser vista com mais frequência em alguma faixa etária específica?
A obesidade ocorre com mais frequência na faixa etária de 55 a 64 anos. Contudo, a maior alta no índice de obesidade foi registrada em duas faixas etárias: de 25 a 34 anos e de 35 a 44 anos no último ano no Brasil. A obesidade infantil vem crescendo também em níveis alarmantes.

6. A pessoa obesa está propensa a algum tipo de enfermidade que pessoas não obesas não estão?
Sim, maior incidência de pressão alta, diabetes, problemas de colesterol, aumentando o seu risco cardiovascular para infartos e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além disso: depressão, baixa autoestima, artrose, doença do refluxo e gordura no fígado.

7. Na sua visão, qual o fator que contribui com o aumento da porcentagem de obesidade no mundo nos últimos anos?
Aumento do estresse piorando a ansiedade, falta de atividade física, uso excessivo de equipamentos eletrônicos e aumento do consumo de alimentos ultraprocessados ricos em gorduras, sal e açúcar.