PREFEITURA DE SÃO PAULO

HSPM promove ações em comemoração ao “Novembro Azul”

Diferentes ações foram realizadas durante o mês

30/11/2022 14h56

Por Gabriel Serpa

Em novembro, o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) promoveu diversas ações da campanha “Novembro Azul” — mundialmente celebrada para conscientizar sobre o combate ao câncer de próstata. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram mais de 65 mil novos casos da doença só em 2020.

As atividades foram realizadas ao longo das semanas do mês, tanto no hospital como em ambiente digital. No último dia 9, o coordenador da Clínica de Urologia do HSPM, Dr. Alexandre Crippa Sant’Anna, apresentou transmissão ao vivo no Instagram na qual abordou prevenção ao câncer de próstata. No dia seguinte, foi a vez da Central de Ação Voluntária (CAV) distribuir lacinhos azuis para áreas de atendimento do hospital.

Na manhã do dia 18 de novembro, o coral da Guarda Civil Metropolitana (GCM) se apresentou no saguão principal do hospital, às 10h. Nesse dia, os servidores foram incentivados a vestir peças de roupas azuis em apoio à campanha.
Por fim, nos dias 24 e 25, os cães da GCM visitaram o HSPM e participaram das tradicionais sessões de cinoterapia. Foram ao prédio administrativo na primeira data, no período da manhã, e retornaram ao hospital na tarde do dia seguinte para visitar o setor de oncologia, no quarto andar.

Eunice Macedo, voluntária do Conselho Gestor de Saúde, elogiou o coral da GCM e fez um pedido: “Comandante, mande-os sempre! Queremos essa turma cantando para a gente”. Além disso, agradeceu pelo atendimento que recebeu no HSPM: “Aqui dentro do hospital, nós sempre somos bem acolhidos”, completou.

A campanha “Novembro Azul – Saúde do Homem” do HSPM foi uma realização do “Programa Gestão Humanizada – Cuidar de Quem Cuida” e da Central de Ações Voluntárias do hospital.


Foto com um voluntário e duas funcionárias do hospital. Ao fundo parede do hospital   Foto grupal da equipe de funcionários com os cães da Guarda Civil Metropolitana   Foto de 4 funcionários juntos de pé, dentro da sala de trabalho. Todos vestem roupa azul
Fotos: Arquivo HSPM