Programa de Educação Continuada em Enfermagem conclui mais um ciclo de aperfeiçoamento

Em outubro, novos enfermeiros receberam a atualização para a Coleta do Papanicolaou


 Por Beatriz Rodrigues

Nos dias 4, 11, 18 e 25 de outubro, novos profissionais de saúde, dos setores Ambulatório Central, Centro Cirúrgico e Materno Infantil, receberam curso de atualização para Exame de Coleta do Papanicolaou. O aperfeiçoamento teve início em setembro e será concluído em novembro.

O curso é validado para fins de carreira e tem como instrutora a Enfermeira da Clínica de Ginecologia do HSPM, Marilene Simão Gastin. O conteúdo programático abrange tópicos teóricos envolvidos na prática, bem como o passo a passo do procedimento.

Sobre a importância do curso, o coordenador do Centro Cirúrgico do HSPM, Alex da Silva Gonçalves, comenta que “estes aprendizados vêm de uma experiência já de muito tempo no cuidado da paciente e as novas turmas precisam também dar seguimento a esse conhecimento a fim de manter o bom trabalho que já vem sendo feito”. Marilene, instrutora do curso, lembra que “o exame papanicolaou é fundamental para o diagnóstico do câncer de colo do útero, então é muito importante no que diz respeito à prevenção deste tipo de câncer”.