Médicos residentes apresentam Trabalhos de Conclusão de Curso

As apresentações ocorreram entre os dias 3 e 6 de outubro

 Por Beatriz Rodrigues

Entre os dias 3 e 6 de outubro, a Gerência Técnica de Ensino e Pesquisa (GTEP) e a Comissão de Residência Médica (COREME) receberam apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos médicos residentes do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). As defesas ocorreram no décimo andar do hospital, nas salas 1 e 2 da GTEP/COREME.

Especialidades como cirurgia vascular, cirurgia do aparelho digestivo, urologia, coloproctologia, ginecologia e obstetrícia, clínica médica, ortopedia e cirurgia da mão, gastroenterologia, geriatria, endocrinologia, pneumologia, cirurgia básica, cirurgia plástica, otorrinolaringologia, dermatologia, anestesiologia e pediatria foram os temas defendidos pelos médicos residentes.

“Além do estímulo para o desenvolvimento da pesquisa e também do contínuo progresso no tratamento dos nossos pacientes, os médicos residentes desenvolvem fortes bases críticas para analisar outras pesquisas e promovem mudanças nas condutas médicas baseadas em evidências, tornando-os profissionais mais capacitados” conta Juliane Cristina Burgatti, Diretora de Divisão Técnica da Gerência Técnica de Ensino e Pesquisa (COREME).

No total, 64 trabalhos foram apresentados às bancas, composta por três médicos especialistas do HSPM. As apresentações de TCC dos residentes acontecem desde 2009 e tem como objetivo o aprimoramento contínuo e divulgação de conhecimento científico dos médicos residentes.