Outubro de comemoração ao dia do servidor e diagnóstico precoce do câncer de mama

As comemorações aconteceram nos dias 11, 20, 27 de outubro no HSPM


Por Beatriz Rodrigues


O Outubro Rosa foi comemorado no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), com as mais diversas atividades, exclusivas para os funcionários do hospital.

As comemorações ocorreram nos dias 11, 20 e 27 de outubro e tiveram como objetivo sensibilizar os participantes sobre os cuidados a serem tomados quanto a importância do autoexame para a prevenção ao câncer de mama, aliados ao estilo de vida saudável, considerando prática de esportes e bons hábitos de alimentação.

O evento foi realizado pelo “Programa Gestão Humanizada – Cuidar de Quem Cuida” e pelas Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICs), em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e com o Senac Aclimação.
Os funcionários tiveram a oportunidade de participar de atividades como: oficinas de origami, feira de artesanatos, show de talentos, alongamento, aula de dança, reflexologia podal, estimulação neural, quick massage e auriculoterapia, que foram oferecidas em diferentes áreas do hospital.

Os funcionários também foram convidados a utilizar peças de roupa cor de rosa, que simboliza a campanha e receberam laços personalizados.

Além disso, durante o evento, por meio da Gerência Técnica de Capacitação e Desenvolvimento, foi firmada parceria com os Departamentos de Gestão de Parcerias e de Gestão de Políticas e Programas de Esporte e Lazer (DGPAR e DGPE), da Secretaria Municipal de Esportes (SEME). Foram realizadas atividades físicas, alongamento e aula de dança com os servidores da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) que aguardavam por consultas nos ambulatórios, em conjunto com os profissionais do HSPM que estavam de plantão. As práticas foram conduzidas pela professora Gislene Rocha Amirato, Mestre em Ciências da Saúde pela UNICSUL/UNIFESP e Professora da Secretaria Municipal de Esportes há 36 anos.

Ainda como parte das comemorações do Outubro Rosa, a Central de Ação Voluntária – CAV, em parceria com a Associação Rosa Mulher (Grupo de apoio em atenção à mulher que enfrenta a luta contra o câncer), realizou, no dia 5 de outubro, uma ação na Clínica de Oncologia do Hospital do Servidor Público Municipal. Foi realizada doação de kits às pacientes que estão em processo de quimioterapia, em conjunto com almofadas decoradas. Os kits contendo lenços, batom, brinco, kit de higiene, laço da campanha e sacola personalizada foram entregues pelos estagiários do Serviço Social Médico Roni Nascimento e Giovanni Santana.

A coordenadora da CAV, Fátima Carmassi Nicoletti, esteve presente e também participou da entrega dos mimos, que foram recebidos com carinho, emoção e alegria pelas pacientes.

A iniciativa é uma forma humanizada que o HSPM encontrou para acolher as pessoas em tratamento contra o câncer neste mês tão significativo para elas, em que tanto se fala em prevenção, tratamento e cura do câncer de mama. A campanha se encerrou no dia 18 de outubro com a entrega de 50 kits. Além dos kits, 58 almofadas decoradas do Projeto Mil Sorrisos foram entregues até o dia 27 de outubro.