Campanha Dezembro Laranja será realizada no dia 3 de dezembro

HSPM oferecerá exame dermatológico de rastreamento do câncer de pele


A campanha de prevenção ao câncer de pele, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), promove anualmente a conscientização sobre a patologia, com orientações a respeito dos hábitos adequados de proteção solar e da importância da avaliação preventiva com médico especialista.

O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.

A prevenção pode ser feita diariamente e de forma simples: evite a exposição ao sol e proteja a pele dos efeitos da radiação UV. Entre as medidas indicadas pelos especialistas estão o uso de chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares; evite a exposição solar e permaneça na sombra entre 10h e 15h; use filtros solares com FPS 30 ou mais, diariamente e não somente em horários de lazer; consulte um médico dermatologista ao menos uma vez ao ano para um exame completo.

Assim como acontece todos os anos, o HSPM será um dos postos de atendimento da campanha para realizar o exame de rastreamento nos servidores públicos municipais e seus dependentes. Pacientes com lesões na pele, manchas, feridas que não cicatrizam, pintas pretas ou castanhas que mudam de cor ou tamanho, são recomendados passar por exames preventivos.

O atendimento será realizado na Clínica de Dermatologia do HSPM, por ordem de chegada, no dia 3 de dezembro (sábado), das 9h às 15h. É necessário trazer o cartão de consulta do HSPM, holerite e documento de identidade oficial com foto.

Evite expor-se diretamente ao sol nos horários com altos níveis de ultravioleta: procure ficar à sombra, use filtro solar e roupas para sua proteção.

 Cartaz com informações da campanha

Serviço:

Campanha Dezembro Laranja
Data: 03/12/2022
Horário: das 9h às 15h
Local: Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM)
Rua Castro Alves, 60, Aclimação, São Paulo/SP (próximo ao metrô vergueiro)
Público-alvo: Servidores Públicos Municipais e seus dependentes
Realização: Sociedade Brasileira de Dermatologia