Mais de 10 milhões de brasileiros são acometidos por osteoporose

Doença afeta os ossos e se manifesta entre adultos com cinquenta anos

Por Beatriz Rodrigues

A osteoporose é uma doença que afeta mais de 10 milhões de brasileiros e se manifesta nos ossos. A perda de massa óssea é o principal fator que se apresenta e que leva a um aumento o risco de fraturas para os pacientes.

Essa condição de saúde costuma se manifestar em adultos com mais de cinquenta anos, principalmente em mulheres pós-menopausa. O diagnóstico é obtido por meio de um exame de densitometria óssea, que normalmente é realizado na fase pré-menopausa da mulher, entre os 40 e 50 anos.

Existem alguns fatores de risco para essa doença, como: baixo Índice de Massa Corporal (IMC) - paciente muito magro -, histórico familiar de fratura e uso de alguns medicamentos.

“Há tratamento medicamentoso oral, subcutâneo ou endovenoso, dependendo do tipo de osteoporose e da intensidade (gravidade) da doença. Deve ser individualizado para cada paciente.” Diz a Dra. Pérola Goberstein, da Clínica de Reumatologia do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM).

Pacientes com osteoporose devem evitar hábitos como o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, bem como o consumo de café, refrigerante e chocolates. É importante que os pacientes acometidos pela doença pratiquem atividades físicas orientadas por um profissional especialista, já que o sedentarismo pode levar à osteoporose (quando a falta de atividade física reduz a massa muscular e, por consequência, a massa óssea).