Primeiros socorros é tema de curso presencial

Treinamento segue até novembro no HSPM

Entre os dias 6 e 28 de setembro, dando continuidade ao treinamento básico em primeiros socorros na urgência e emergência, o setor de Capacitação e Desenvolvimento do HSPM, por meio da Educação Continuada, ofereceu o curso a treze setores do hospital: Oncologia, Zeladoria, Tráfego, Odontologia, Laboratório, Hemodiálise, Nutrição, Lavanderia, Rouparia, CAV (Central de Ação Voluntária), Serviço Social, Eletroencefalograma e DAI (Departamento Técnico de Administração e Infraestrutura), totalizando até o momento 168 concluintes.

A Enfermeira Amanda Vasques e a equipe de bombeiros civis do HSPM são os palestrantes do treinamento prático oferecido aos funcionários do hospital. A identificação da parada cardiovascular e respiratória de alta qualidade, manejo do desfibrilador externo automático, realização de manobras de RCP em adultos, crianças e bebês, atuação como socorrista único e em dupla, identificação do retorno da circulação espontânea, tratamento emergencial na asfixia por obstrução de vias aéreas em adultos, crianças e bebês são as abordagens aplicadas em casos de salvamentos demonstrados e praticados no treinamento.

Além dos procedimentos básicos de atendimento, os instrutores informaram como proceder em casos em que há equipamentos de suporte disponíveis, assim como nas situações em que quase não há recursos para atendimento emergencial.

O treinamento segue até novembro em todos os andares do HSPM. A capacitação tem carga horária de duas horas e é oferecida pela Gerência Técnica de Capacitação e Desenvolvimento/Educação Continuada, em parceria com o Núcleo Especializado em Saúde do Trabalhador/Segurança do Trabalho (NEST) e com a equipe de bombeiros civis do HSPM.
O Treinamento é validado para fins de carreira.