Monkeypox (varíola símia) é tema de aula no HSPM

Cuidados e diretrizes foram apresentados

 Por Beatriz Rodrigues

Monkeypox (varíola símia) foi tema de aula realizada no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), nos dias 13, 15 e 16 de setembro. As aulas tiveram como público-alvo os profissionais da saúde que têm contato com pacientes ou com material biológico passíveis de transmissão do vírus, com o objetivo de esclarecer sobre os cuidados e diretrizes a serem aplicados pelo profissional de saúde durante sua rotina de trabalho.

As aulas foram ministradas pelo Dr. Marcos Antonio Cyrillo, coordenador da Seção Técnica de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e pela Dra. Michele Higa, coordenadora da Clínica de Moléstias Infecciosas do hospital. Participaram também o Dr. Ricardo Cantarim Inácio, médico infectologista da CCIH, e a Dra. Sibelle Fernandes, coordenadora do Serviço Técnico de Análises Clínicas.

Esse tipo de vírus é transmitido através de lesões de pele, pelo trato respiratório, membranas mucosas (olhos, nariz e boca) e pela infecção de mãe para filho (monkeypox congênita). No atual surto não existe a participação de macacos na transmissão do vírus para seres humanos e a propagação acontece de pessoa para pessoa, através do contato, ou por via respiratória.

O Dr. Marcos Antonio Cyrillo comenta que o tempo de sobrevida do vírus no ar varia de dois a quatro dias. Em se tratando da presença do vírus em superfícies, o tempo de sobrevida dependerá se esta for lisa ou rugosa e poderá ser de até 15 dias, porém ainda não se conhece a viabilidade do agente no meio ambiente.

A enfermidade tem um período de incubação do vírus normalmente entre 6 a 16 dias, mas pode variar de 5 a 21 dias. Já o período de transmissão ocorre a partir do início dos sintomas até o desaparecimento das crostas. Não há tratamento específico e se discute a proteção cruzada ao indivíduo já vacinado contra a varíola.