HSPM promove semana de prevenção de acidentes no trabalho

33ª SIPAT trouxe conteúdos diversificados para os servidores públicos

Por Gabriel Serpa

Entre os dias 19 e 23 de setembro, o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) realizou a 33ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT 2022). O evento foi realizado no anfiteatro Dr. Argos Meirelles, no nono andar do hospital, e foi validado para fins de carreira. Diversas palestras foram ministradas ao longo da semana com abordagens variadas do assunto.

O presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do HSPM, Edson Mariano Silva, abriu a semana com o protocolo de trabalho e legislações. Em seguida, foi a vez de Elionara Ribeiro, assessora de política de saúde do trabalhador, do Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep), tratar sobre comunicação de acidente de trabalho. Fechando a segunda-feira, Mario Cantoni, coordenador do Comitê de Alcoólicos Anônimos (AA), e Laurici Vita, membro da Al-Anon, falaram do alcoolismo na saúde do trabalhador e como ele atinge amigos e familiares de quem sofre com a doença.

Na terça-feira, o tema prevenção de acidentes foi abordado pelo Dr. André Luiz Torres da Silva, cirurgião dentista do HSPM, seguido por Wilson Roberto da Silva, do Núcleo Especializado em Saúde do Trabalhador (NEST), que falou de acidentes com material biológico. Ainda houve palestra sobre segurança do trabalho, apresentada pelo engenheiro do HSPM, Carlos Alberto Durso Carneiro, concluindo as atividades do dia.

Marco Gonzalez, assessor do Sindsep, trouxe o uso de agrotóxicos e as questões ambientais e de saúde humana na primeira palestra de quarta-feira. Dois outros temas foram abordados pelo coordenador da Seção Técnica de Controle de Infecção Hospitalar do HSPM, Dr. Marco Antônio Cyrillo: prevenção de doenças transmissíveis e precauções de isolamento, aliadas ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).

No período da tarde de quinta-feira, a SIPAT contou com a presença da Dra. Elizabete Michelete, Superintendente do HSPM, que prestigiou duas palestras: a primeira sobre alimentação saudável no trabalho, realizada pela nutricionista do HSPM, Patrícia Pacheco; e a segunda sobre primeiros socorros em casos de acidente de trabalho, ministrada pela enfermeira Amanda Vasques, responsável pela Educação Continuada do hospital. A Dra. Elizabete gostou muito das apresentações realizadas e considerou relevante a abordagem dos temas durante o evento.

O fechamento da SIPAT 2022 ocorreu na sexta-feira à noite, com treinamento prático sobre princípios de incêndio e estratégias de prevenção, ministrado pela bombeira civil do HSPM, Tainá Roque da Silva. A 33ª edição da SIPAT foi uma realização da CIPA do HSPM, com o objetivo de alertar para riscos presentes e refletir quanto a precauções e melhorias das condições nos processos e no local de trabalho.