“Curando Corações e Comunidades” é tema do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos em 2022

Campanha é celebrada no mês de outubro

 Por Luísa Carvalho

O Dia Mundial de Cuidados Paliativos foi criado pela Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA) e é celebrado mundialmente no segundo sábado do mês de outubro e, em 2022, será no dia 08.

Em razão dos eventos mundiais ocorridos nos últimos dois anos, como a pandemia de COVID-19 e a guerra da Ucrânia - quando muitas famílias perderam seus entes queridos e o luto foi experimentado globalmente - a WHPCA escolheu o tema “Curando Corações e Comunidades” como mote da campanha deste ano.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Cuidado Paliativo é uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes (adultos e crianças) e das famílias que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida.
A atenção é focada na prevenção ou no alívio do sofrimento, por meio da identificação precoce do estado de saúde do paciente, seguida de uma avaliação correta e cuidadosa que contribua para oferecer o tratamento mais adequado no alívio de dores e de outros sintomas físicos, psicossociais e espirituais.

Para o alcance da forma humanizada de cuidado, é necessária uma equipe multiprofissional qualificada, composta por médicos, profissionais das áreas de Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Capelania, reabilitação, entre outros.
Qualquer paciente portador de doença ou condição crônica, progressiva e ameaçadora da vida, está apto para receber os Cuidados Paliativos, que devem ser iniciados com maior brevidade possível, juntamente com outras medidas modificadoras do curso da doença e que acompanham o paciente e seus familiares durante todo o curso da doença.

A Hospedaria de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) foi implantada em 2004 e recebeu mais de 800 pacientes desde o início das suas atividades. Sua estrutura é ampla, com 10 leitos, salas, banheiros, cozinha, quartos, varandas e jardim, o que faz com que as pessoas em tratamento se sintam mais amparadas, em um ambiente que oferece bem-estar.

Sobre o estado de saúde e perfil dos pacientes atendidos, a médica e coordenadora da Hospedaria de Cuidados Paliativos do HSPM, Dra. Dalva Yukie Matsumoto, comenta: “Em torno de 80% dos pacientes são oncológicos e mais jovens. Temos muitos idosos com várias comorbidades e insuficiência de órgãos. Durante a pandemia, com a dificuldade de atendimento nos vários hospitais, incluindo o nosso, temos observado um maior número de pacientes que chegam com diagnóstico de câncer e com doença de evolução mais agressiva e rápida.”

Os servidores públicos municipais da cidade de São Paulo e seus dependentes contam com os cuidados paliativos no HSPM desde 2004, com a presença de uma equipe treinada e apta a cuidar dos pacientes de forma humanizada nas enfermarias, ambulatórios, na assistência domiciliar e na Hospedaria de Cuidados Paliativos.