Enfermaria da Geriatria do HSPM completa 20 anos

Clínica Geronto-geriátrica “Papaléo Neto” celebrará 31 anos em 2022

O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) comemora os 20 anos de atividade da sua enfermaria geriátrica, localizada no 12º andar do hospital. O setor foi inaugurado em fevereiro de 2002. Conta com 23 leitos e foi projetado com adaptações necessárias para o atendimento de pacientes que requerem atenção em geriatria. No entanto, o processo que deu origem à enfermaria da Geriatria do HSPM teve início na década anterior — com a criação da Clínica Geronto-geriátrica do hospital.

Dr. Matheus Papaléo Neto, ou Papaléo, como era conhecido, foi um dos responsáveis pelo Programa de Atenção à Saúde do Idoso. Junto a outros profissionais, como Dr. Sérgio Márcio Pacheco Paschoal e Dra. Rosa de Lourdes Azevedo Santos, o programa foi aprovado pelo Conselho Técnico Administrativo, em junho de 1991.

Para aprofundar o atendimento multidisciplinar que era realizado, em outubro daquele ano foi criada a Clínica Geronto-geriátrica do HSPM, que implementou atendimento interdisciplinar. Este consiste em abordagem que integra disciplinas e realiza troca entre profissionais, de modo que incorporem os conhecimentos uns dos outros. Uma nova forma de conduzir o cuidado em saúde foi estabelecida, evitando a ótica da individualidade e a fragmentação dos acompanhamentos.

A enfermaria do 12º andar do HSPM passou por reforma em 2020, na qual foi realizada reestruturação de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o enfrentamento da Covid-19. Em 2021, passou a receber pacientes geriátricos do hospital: além dos dez leitos, passou a contar com posto de serviços, posto de enfermagem, copa, salas de prescrição médica, de equipamentos, de utilidades e de resíduos, depósito de material de limpeza, roupeiros e sanitários de pacientes e funcionários. Hoje, a Enfermaria da Geriatria do HSPM está apta a receber pacientes idosos e oferecer maior bem-estar.

Atualmente, a Clínica de Geriatria do hospital é coordenada pela Dra. Renata Freitas Nogueira Salles, que foi aluna do Dr. Papaléo, além de ter sido residente do HSPM. A clínica mantém o enfoque interdisciplinar e colabora com a formação dos residentes da Geriatria, no âmbito ambulatorial e hospitalar. Além disso, realiza atividades didáticas com cursos e jornadas para colaboradores de outras especialidades. Vale destacar que a residência da Geriatria do HSPM já formou 55 geriatras, realiza de 650 a 800 atendimentos ambulatoriais e de 900 a mil atendimentos de pacientes internados todos os meses.