Setembro vermelho lembra os cuidados com a saúde do coração

Atividade física e alimentação saudável ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares

No dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração e durante todo este mês chamamos a atenção da população para os cuidados com a saúde desse importante órgão, responsável por nutrir e oxigenar todo o nosso corpo, garantindo que órgãos e tecidos se mantenham em pleno funcionamento.

No dia-a-dia podemos adquirir hábitos que contribuem para a saúde cardiovascular e previnem doenças, como a prática de atividades físicas, o combate ao fumo e o consumo de alimentos saudáveis.

No que se refere às dietas mais indicadas, temos a dieta do mediterrâneo e a dieta dash. A dieta do mediterrâneo é basicamente caracterizada por frutas, legumes, azeites, cereais, peixes, leguminosas e um uso moderado de vinho tinto. Já a dieta dash é mais direcionada ao controle da hipertensão arterial e é composta por hortaliças, frutas, laticínios com baixo teor de gordura, grãos integrais e em baixo teor de sódio.

A prevenção possibilita o tratamento precoce das doenças cardiovasculares. As mais comuns estão associadas a fatores de risco, que podem ser modificáveis ou não modificáveis. Os modificáveis são: sedentarismo, obesidade, tabagismo, dieta inadequada, dislipidemia (alteração nos níveis de colesterol e triglicérides), hipertensão arterial, diabetes, alcoolismo e estresse. Já os não modificáveis são: idade e hereditariedade.

Entre as doenças mais comuns associadas aos fatores de risco modificáveis estão: a hipertensão arterial, a cardiopatia isquêmica - ou seja, aquela redução/interrupção do sangue nas artérias do coração -, a insuficiência cardíaca (redução do fluxo do sangue bombeado do coração para o restante do corpo) e as arritmias cardíacas, que são as alterações no ritmo dos batimentos do coração.

Segundo a Dra. Regina Adler, coordenadora de Cardiologia do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), os exames são solicitados pelo médico de acordo com a história clínica do paciente e quando houver sintomas.

É importante que os pais e responsáveis estejam também atentos em relação à saúde das crianças, incentivando a prática de exercícios, uma alimentação saudável (rica em frutas, verduras, substituindo alimentos gordurosos e açucarados) e evitando o sedentarismo (que leva à obesidade). Com estes cuidados, os jovens terão uma qualidade de vida melhor no futuro.