HSPM participa de Simpósio Internacional

Simpósio tem como foco os cuidados com a saúde cardiovascular

Foi realizado, no dia 17 de setembro de 2022, o II Simpósio Internacional de doenças cardiovasculares na mulher, no formato virtual. O evento é uma iniciativa do departamento de cardiologia da mulher, da Associação Brasileira de Cardiologia.

A Dra. Fátima Regina de Abreu Alves, coordenadora da Clínica de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HSPM, representou o hospital no evento e ministrou palestra com o tema: “Diferença do sono entre mulheres e homens – impacto cardiovascular”. Segundo a Dra. Fátima, as transições hormonais femininas correspondem a um risco acrescido de distúrbios e de alterações na arquitetura do sono, sendo que as principais diferenças entre homens e mulheres relativas ao sono surgem a partir do primeiro ciclo menstrual. As mulheres correm maior risco de apresentar estes distúrbios nos períodos em que as mudanças hormonais são mais marcantes, pois os ciclos menstruais estão associados a mudanças nos ritmos circadianos e à arquitetura do sono.

Durante a apresentação, a Dra. Fátima também abordou sobre a Apneia Obstrutiva do Sono, ressaltando que se trata de um preditor de doença cardiovascular ou de sua progressão, incluindo hipertensão, arritmias cardíacas e cardiopatia aterosclerótica. Além disso, a insônia e a privação do sono também estão relacionadas ao aumento dos riscos cardiometabólicos.