Meditação pode auxiliar na prevenção de doenças e transtornos psíquicos

Prática milenar é oferecida aos servidores pelo HSPM; especialista dá dicas a iniciantes

 

Por: Gabriel Serpa
Arte: Daniela Avancini

A meditação é uma prática muito antiga, a ponto de ser difícil determinar com exatidão seu surgimento. Foi idealizada pelo príncipe hindu Sidarta Gautama, que estabeleceu as bases do budismo — quarta maior religião do mundo, com cerca de 500 milhões de seguidores. Seus praticantes atribuem a ela a diminuição na tensão e busca por equilíbrio.

No Dia Mundial da Meditação, comemorado em 21 de maio, a Dra. Joseli Suzin, coordenadora do Programa Vida e Terapia, do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), apresenta benefícios da prática e dá dicas para quem tem interesse em adentrar o terreno do autoconhecimento.

Meditar é uma maneira de silenciar o fluxo constante de pensamentos que inundam nossas cabeças diariamente. Como explica a Dra. Joseli: “medita-se para alcançar a quietude da mente. O objetivo é promover transformações internas e expandir a consciência”. Além disso, os praticantes buscam convivência harmônica com os outros e consigo mesmos. Para os seguidores do budismo, isso eleva o espírito e conduz ao chamado “estado de iluminação”. No entanto, a meditação independe da crença.

Várias doenças físicas e transtornos psicológicos podem ser relacionados ao estresse e desgaste cotidianos. Com alguns minutos, a meditação pode ser uma saída para reduzir a sensação de esgotamento e ajudar na prevenção da ansiedade, depressão e doenças cardíacas. “Há pesquisas que comprovam sua efetividade. O ideal é ter pelo menos cinco minutos por dia para encontrar silêncio e esvaziar a cabeça”, ressalta a coordenadora.

Começar a meditar não é tarefa fácil. Não estamos acostumados a silenciar nossos pensamentos — pode até parecer contra intuitivo. Algumas estratégias podem ser adotadas para auxiliar a concentração no momento presente: “o cansaço facilita que aquietemos a mente”, destaca a Dra. Joseli, que sugere a realização de exercícios físicos antes da meditação. “Outra técnica é focar em um som ou na respiração. Perceber o ar que entra e sai”, aconselha.

Desde 1999, o HSPM conta com a Sala de Meditação, onde são realizadas as Práticas Integrativas e Complementares, além de cursos voltados ao tema. “Atualmente, a meditação é contemplada semanalmente através da parceria que o hospital tem com a ONG ‘Mãos Sem Fronteiras’”, lembra a coordenadora do programa Vida e Terapia. As sessões acontecem às segundas-feiras, 20h30, de maneira remota ou por agendamento.

Acesse a programação da Sala de Meditação do HSPM.