Ambulatório especializado em doenças capilares abre agenda em janeiro

Dermatologia

Por: Rosângela Dias
Arte: Daniela Avancini


Você sabia que existem doenças no couro cabeludo que podem gerar falhas nos cabelos de crianças e adultos? Para estudar e acompanhar casos que se enquadram neste perfil, o HSPM possui o ambulatório de Tricologia, especialidade voltada para diagnóstico e tratamento de problemas que afetam a saúde capilar.

Os interessados em participar poderão agendar uma consulta de triagem a partir de 07 de janeiro, quando será aberta a nova agenda. As Dras. Aline Donati e Letícia Contin são responsáveis pelo ambulatório e o agendamento será feito pela Central SP156, às sextas-feiras, das 13h às 19h.

Coordenador da clínica de Dermatologia do hospital, Dr. Nilton Di Chiacchio, explica que as causas mais frequentes das falhas de cabelos em crianças são micoses, tricotilomania e alopecia areata. O diagnóstico correto e tratamento precoce são capazes de reverter as falhas na maioria dos casos. “O exame clínico da falha com uma lupa, em geral, é suficiente para estabelecer o diagnóstico da doença nas crianças, não sendo necessária a realização de biópsia na maioria das vezes”, afirmou o especialista.


 

Já nos adultos, nem sempre as falhas são reversíveis e, dependendo da localização e da extensão da falha, pode comprometer a autoestima do paciente. É o caso da alopecia frontal fribosante, que leva a perda das sobrancelhas e aumento da testa em mulheres adultas. “Nestes casos, o diagnóstico precoce é fundamental, pois o tratamento pode impedir a piora da falha, apesar de não conseguir reverter as já existentes”, reforçou o dermatologista.

Além do incômodo estético, algumas enfermidades inflamatórias do couro cabeludo podem causar coceira ou dor no local e há necessidade de realização de biópsia para confirmação do diagnóstico.

“Existem tratamentos para todas essas doenças e a escolha é individualizada, de acordo com características da doença e do paciente”, finalizou o Dr. Nilton Di Chiacchio.