Rapidez no atendimento é fundamental em caso de AVC

Entenda o teste rápido que ajuda no reconhecimento imediato da doença


Imagem ilustrativa: Freepik

 

Por: Thayná Franzo

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame está entre as principais causas de morte do mundo. A enfermidade ocorre quando as células do cérebro morrem por conta da interrupção do fluxo sanguíneo no órgão.

O problema pode se apresentar de duas formas: o AVC hemorrágico, quando um vaso sanguíneo ou artéria se rompe, causando vazamento do sangue na região e interrompendo o fluxo sanguíneo apropriado e o AVC isquêmico, consequência do entupimento de um vaso sanguíneo causado pelo acúmulo de placas de gordura em suas paredes.

A Dra. Maria Denise Bernardes Culchebachi, neurologista do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), explica que 85% dos casos são do tipo isquêmico.

Os sintomas são iguais nas duas formas de AVC, sendo os mais comuns as alterações motoras súbitas, como fraqueza muscular, incoordenação ou incapacidade de movimentar uma parte do corpo e dormência na face, braço ou perna.

‘’Aos primeiros sintomas é necessário procurar atendimento médico imediato para um diagnóstico rápido’’ declarou a especialista.

Pessoas com pressão alta, diabetes e colesterol alto estão mais propensas a desenvolver a doença. Apesar de ser mais comum entre homens, novo estudo publicado no periódico Stroke, da American Heart Association, indicou que mulheres com idades entre 25 e 44 anos têm mais chances de sofrer um derrame do que os homens na mesma faixa etária. Os fatores que influenciam são gravidez, o uso de pílulas anticoncepcionais, enxaquecas e distúrbios autoimunes.



As sequelas que ficam após o episódio de AVC dependem do tipo de lesão, da extensão e da área do cérebro afetada. Entre os danos mais comuns estão alterações na fala, na visão, déficit de memória, falta de sensibilidade e alterações motoras. A reabilitação do paciente pode ser feita por meio de fisioterapia, terapia ocupacional, medicações e uso de órteses.
 

TESTE RÁPIDO ‘’SAMU’
Em casos de suspeita sobre alguém estar sofrendo ou não um AVC, especialistas indicam o teste intitulado ‘’SAMU’’. A sigla significa:

S: de sorriso. Peça para a pessoa tentar sorrir, em casos de AVC só é possível abrir a boca com um lado. O sorriso torto pode indicar que há algo errado;

A: de abraço. Quem sofre um AVC costuma ter fraqueza em um dos lados do corpo e não consegue levantar ambos os braços para abraçar outra pessoa;

M: de música. Como a fala e coerência ficam comprometidas, o paciente não consegue cantar;

U: de urgência. Se todos os testes forem positivos, chame ajuda imediatamente.