Osteoporose é doença silenciosa

Consumir alimentos com cálcio, vitamina D e praticar exercícios físicos ajudam na prevenção

Logo do HSPM responde, com uma mão segurando um megafone saindo de dentro de um celular

Por: Thayná Franzo

A osteoporose é caracterizada pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e propensos a fraturas. Segundo o Americas Health Foundation (AHF), 33% das mulheres brasileiras com mais de 50 anos têm a patologia. O acompanhamento dos casos é feito por equipes multidisciplinares, com profissionais de várias especialidades, como Endocrinologia, Reumatologia, Geriatria, Ortopedia e Ginecologia. Nesta edição do HSPM Responde, a endocrinologista do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), Dra. Maria Carolina de Camargo Vieira, esclarece as causas, tratamentos e principais dúvidas sobre a doença.

O que é a osteoporose?
É uma doença na qual há diminuição da densidade e da qualidade óssea, aumentando o risco de fraturas.

Quais são os sintomas?
A osteoporose não causa sintomas, é uma doença silenciosa. A dor só ocorre se houver fratura.
Existe uma faixa etária ou gênero mais afetado pela doença?
Sim, é mais prevalente no sexo feminino, após a menopausa. Entretanto, homens e pessoas mais jovens também podem apresentar a doença.

Como é o tratamento? Tem cura?
Não há cura, mas há controle. Com o tratamento, reduzimos a perda de massa óssea e a ocorrência de fraturas. Este é feito através de medicamentos orais ou injetáveis, a depender das indicações de cada paciente.

Há regiões do corpo mais afetadas? Se sim quais?
Embora seja uma doença sistêmica, fêmur, vértebras e rádio são os ossos mais afetados.

A osteoporose é hereditária?
Sim, ela apresenta um componente de hereditariedade.

Crianças também podem ter osteoporose ou a doença é mais comum em idosos?
A doença é mais comum em idosos. Durante a puberdade, existe a osteoporose idiopática juvenil, a qual é uma entidade rara e que deve ter outros diagnósticos diferenciais excluídos, como causa de baixa massa óssea.

O surgimento da doença está relacionado com a falta de cálcio?
O cálcio é fundamental para a estrutura óssea e sua deficiência pode estar relacionada a outras doenças ósseas além da osteoporose. Ele é um mineral presente em grande parte dos alimentos, com destaque para o leite e derivados.

Existem meios de prevenção da osteoporose? Quais?
A prevenção pode ser feita através da ingestão suficiente de cálcio, prática de atividades físicas supervisionadas e manutenção adequada dos níveis de vitamina D. Além da cessação de hábitos como etilismo (consumo de álcool) e tabagismo.

Quais as consequências caso a doença não seja tratada?
A ocorrência de fraturas, sendo a do fêmur a sua manifestação mais grave, podendo acarretar piora da qualidade de vida, dependência de terceiros para realização de atividades (menor mobilidade) e até óbito.