Alergias afetam 30% dos brasileiros

Especialista da Clínica de Alergia esclarece dúvidas sobre o assunto. Reações costumam aparecer na infância e podem ser causadas por fatores ambientais

Logo do HSPM responde, com uma mão segurando um megafone saindo de dentro de um celular


Por: Thayná Franzo 

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), cerca de 30% da população brasileira tem algum tipo de alergia, dos quais 20% são crianças. Nesta entrevista ao HSPM Responde, a médica da clínica de Alergia do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), Dra. Márcia R. de Melo Costa, esclarece as principais causas e tipos de alergia, sintomas e tratamento.

Quais são as principais alergias?
São as respiratórias, como asma e rinite alérgica, as de pele, como a dermatite atópica, dermatite de contato e urticária, e as alergias oculares e anafilaxia, um quadro grave que, se não for tratado com rapidez, pode levar à morte.

Quais são as causas?
A alergia depende de uma predisposição genética, sendo comum existir histórico familiar na investigação dos pacientes alérgicos. Porém, muitos quadros de alergia têm relação com fatores ambientais. Elementos como ácaros, poeira, epitélio de animais, picada de insetos, látex, determinados alimentos e medicamentos atuam como alérgenos (podem causar reação alérgica) em determinados organismos.

A alergia pode surgir em qualquer idade?
As alergias podem ocorrer em qualquer idade. Entretanto, o início é mais frequente na infância. Nas crianças abaixo de três, quatro anos de idade, o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento e alguns estímulos mais agressivos podem determinar, em pacientes geneticamente predispostos, um quadro alérgico (por exemplo: alergias a alimentos introduzidos precocemente).

Como é feito o diagnóstico?
O médico deve fazer um histórico e Alergias afetam 30% dos brasileiros exame físico detalhado do paciente, podendo ser necessários exames laboratoriais e testes alérgicos para identificar o agente causador, como testes cutâneos, dosagem de IgE, testes de provocação, dentre outros.

Tem algum exame que detecta todas as alergias que alguém pode ter?
Testes e exames laboratoriais para alergias são úteis para descobrir o que está causando os sintomas de alergia, porém, não existe um exame único para detectar todos os tipos de alergia que alguém pode ter.

Há cura ou apenas tratamento?
Para as alergias respiratórias (asma e rinite) e dermatológicas (atópica e de contato) não há cura, mas podem ser controladas com objetivo de evitar as crises alérgicas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Outras alergias podem entrar em remissão e o paciente não apresenta mais sintomas.

Como é o tratamento de quem é diagnosticado?
Além de evitar a exposição aos alérgenos, são preconizados diversos tratamentos para alergia com medicamentos para controle das crises, via oral ou tópico, imunoterapia específica e imunobiológicos. O médico irá indicar a melhor terapia após a avaliação do paciente e diagnóstico da patologia alérgica.

Como diferenciar os sintomas da alergia e do resfriado?
Alguns sintomas são semelhantes, como coriza, tosse, olhos vermelhos e outros. Geralmente o indivíduo alérgico apresenta sintomas toda vez que é exposto ao agente causador, que pode ser a poeira, fungos, perfumes, epitélio de animais, dando indício de ser um quadro alérgico. As reações alérgicas também podem ter manifestações clínicas exacerbadas em determinada época do ano, como por exemplo, a alergia sazonal que ocorre no outono e na primavera causada pela alergia ao pólen.

Quais os sintomas que indicam reação alérgica?
Vários sintomas podem indicar uma reação alérgica, como: coceira, espirros, obstrução nasal e coriza que indicam a rinite alérgica e vermelhidão nos olhos, coceira e lacrimejamento indicam a conjuntivite alérgica. Já tosse, chiado e falta de ar apontam asma brônquica, a vermelhidão, descamação e coceira na pele podem indicar dermatites. Placas vermelhas e coceira intensa no corpo significam urticárias, inchaços deformantes podem indicar angioedema (inchaço provocado por alergia) e dor abdominal, diarreia e vômitos ou eczemas e urticárias estão relacionadas a alergias alimentares.

O que é anafilaxia?
É uma reação alérgica grave, quando uma resposta alérgica aguda ocorre de maneira extremamente exagerada e generalizada, apresentando sintomas como dificuldade para respirar, tonturas ou desmaios, inchaço na boca, língua ou garganta. Neste caso deve-se procurar atendimento médico o mais rápido possível.