HSPM mantém nota máxima em avaliação do Índice de Transparência Ativa (ITA)

Site do hospital ficou em sétima colocação entre os 75 portais avaliados pela Controladoria Geral do Município de São Paulo

Índice de Transparência Ativa

 

Por: Rosângela Dias

Pela terceira vez consecutiva, o HSPM conquistou nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA), avaliação realizada pela Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP) em sites institucionais da administração municipal direta e indireta. Com a nota máxima, o hospital manteve a 7º colocação entre os 75 sites institucionais avaliados e o 2º lugar no ranking que inclui apenas portais da administração indireta.

Tabela com os dez primeiros colocados

A análise do ITA aconteceu entre os dias 14 e 25 de junho e considerou o conteúdo dos botões de “Acesso à Informação” e de “Participação Social” das páginas das unidades, totalizando 43 itens avaliados. O HSPM atendeu a todos os requisitos que visam disponibilizar as informações de forma transparente, facilitando a comunicação dos usuários com a gestão municipal.

O relatório divulgado pela CGM no dia 30 de julho destacou “o esforço de órgãos ligados à saúde que, apesar da enorme demanda de trabalho em razão da pandemia, mantiveram seus portais com a classificação máxima de transparência ativa, com status de “Muito elevado”, (...) como o Hospital do Servidor Público Municipal, que manteve a nota 10 e passou para 2° lugar no ranking das Indiretas”.

Quadro com os cinco melhores resultados da administração indireta


A Superintendente parabeniza e agradece a equipe de Comunicação e destacou o constante aprimoramento da página do hospital. “O site do HSPM tem se destacado nas últimas avaliações do ITA, o que mostra o nosso compromisso com a transparência nas informações”. A atualização e abastecimento do site são realizados diariamente pela equipe de Comunicação, que conta com o apoio de outros setores do hospital.

O Índice de Transparência Ativa foi criado em 2017 e faz parte do Índice de Integridade, previsto na Meta 73 - SP Eficiente, do Programa de Metas 2021-2024 do atual governo municipal. A intenção é verificar em que medida estão sendo seguidos os parâmetros previstos em lei (conformidade legal) e nas recomendações internas da Controladoria e da Secretaria de Comunicação (SECOM), o grau de integração das informações disponibilizadas de maneira ativa e se há promoção de boas práticas de gestão da informação e de acessibilidade. A avaliação é realizada semestralmente.

Clique aqui para acessar o relatório completo. 

Confira a página do Índice de Transparência Ativa - Controladoria Geral do Município.