Cuidados com a higiene da boca garantem sorriso saudável

Especialista da Clínica de Odontologia do HSPM esclarece dúvidas sobre o assunto

Ilustração da coluna HSPM Responde, com um megafone saindo de dentro de um celular ao lado do logo do HSPM

Por: Rosângela Dias e Giovanna Anjos

Quais alimentos prejudicam a saúde bucal? A língua precisa ser escovada? Como deve ser feita a limpeza da boca de quem usa prótese dentária? Essas e outras dúvidas estão nesta edição do HSPM Responde. A entrevistada sobre o tema é a Dra. Sandra Regina Henrique Ribeiro, coordenadora de Atenção à Saúde Bucal do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM).

O que é saúde bucal?
Considera-se a saúde bucal como uma parte integrante de saúde geral e do bem-estar. É multifacetada e inclui, sem limitações, a capacidade de falar, sorrir, cheirar, saborear, tocar, mastigar, engolir e transmitir uma variedade de emoções através de expressões faciais, com confiança, sem dor ou desconforto e sem doença do complexo crânio facial.

Como fazer a higiene bucal corretamente? É preciso escovar a língua também?
A higiene bucal consiste na remoção mecânica do biofilme ou placa bacteriana dentária através da escovação com dentifrício fluoretado (pasta de dente) e uso de fio dental como medida comum para controle de doenças bucais, como cárie, doenças gengivais e periodontais. A escovação da língua é importante, seja com a própria escova ou com o uso de raspadores, para completar a higiene bucal e prevenir halitoses (mau hálito). Já a necessidade do uso de enxaguante bucal deve ser orientada pelo cirurgião dentista.

Quais doenças podem ser evitadas ao manter a saúde da boca em dia?
Cárie dentária, gengivite, periodontite (inflamação grave na gengiva), abcessos dento-alveolares (processo inflamatório com formação de pus), halitoses (mau hálito) e patologias pulpares (problemas na estrutura interna do dente).

Quais os sinais de problemas com a saúde bucal?
Dor ao mastigar alimentos (cárie), dor espontânea ou provocada que não cessa após estímulo alimentar (pulpites), sangramentos bucais espontâneos (gengivite ou periodontite), má-oclusão com problemas de encaixe dos ossos maxilares que demandam uso de aparelhos bucais, problemas na Articulação Temporo Mandibular (ATM) ou limitação mandibular ao abrir e fechar a boca, estalos, zumbido ou dor nos ouvidos, dores musculares e de cabeça.

Há alimentos e bebidas que devemos evitar para manter a saúde da bucal?
A higiene oral remove a placa bacteriana que é a principal causadora dos problemas bucais. O desgaste dentário erosivo e a perda da estrutura dentária por atrição, abrasão ou erosão comprometem a dureza e a estrutura do esmalte dentário relacionado a hábitos de vida. A atrição é o desgaste de dois corpos, provocado pelo contato direto entre os dentes como, por exemplo, bruxismo.
A abrasão já se caracteriza por um desgaste entre os dentes e mais algum fator introduzido na boca, por exemplo, escovação vigorosa de forma excessiva ou uso de dentifrício (pasta de dente) abrasivo. Já a erosão tem sido cada vez mais frequente em crianças e adolescentes associada a outros fatores, como consumo excessivo de refrigerantes, chás, isotônicos e sucos industrializados extremamente ácidos, balas, uso de medicamentos que interferem na saliva (anti-hipertensivos, antialérgicos), etc.

O açúcar é o maior vilão da saúde bucal?
O consumo frequente de açúcar na dieta torna a placa bacteriana ou biofilme (película pegajosa e incolor constituída de bactérias e outros alimentos que se forma sobre os dentes e gengivas após a alimentação) mais violento, já que potencializa a produção de ácidos capazes de dissolver os minerais dos dentes.

Como identificar o câncer bucal? Quais os sintomas?
O câncer bucal (de lábio ou da cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas de boca, como gengivas, bochechas, céu da boca ou palato e língua (principalmente bordas e embaixo da língua). É mais comum em homens acima de 40 anos, associado ao tabagismo, consumo regular de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem proteção (câncer de lábios), excesso de gordura corporal, exposição profissional a agentes químicos, infecção por vírus HPV (câncer de orofaringe) ou fatores traumáticos (piercing, dentaduras e próteses removíveis mal adaptadas).

Qual a importância da limpeza da boca para quem utiliza próteses dentárias?
As próteses dentárias também são depósitos de placa bacteriana, portanto, é importante limpá-las diariamente com escova dental e deixá-las em uma solução limpadora para evitar odor desagradável para não comprometer a estética e a durabilidade das mesmas, além de prevenir infecções, como a candidíase bucal.

Com qual frequência devemos ir ao dentista?
A frequência ideal é semestral ou anual, porém, o profissional determina o retorno de acordo com o trabalho que está sendo desenvolvido, como mensal (para manutenção de aparelhos ortodônticos) ou consultas de manutenção, conforme o estado de doença bucal individual do paciente.