HSPM conclui cursos de atualização em Enfermagem

Capacitação foi composta por 12 módulos, oferecidos na modalidade a distância entre dezembro de 2020 e março de 2021

Ilustração de quatro enfermeiros, dois homens e duas mulheres, de roupa verde

 

Por: Rosângela Dias

Foram concluídos em março os três últimos módulos do Programa de Educação Continuada em Enfermagem, do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM): “Atualização: Cuidados com a Higiene das Mãos”, “Passagem e Cuidados com Drenos e Sondas” e “Contenção Mecânica”.

Organizado pela Gerência Técnica de Capacitação e Desenvolvimento, o programa foi composto por 12 módulos no formato a distância, realizados entre dezembro de 2020 e março de 2021. Foram abordados assuntos relevantes para a atualização sobre as práticas e condutas nos atendimentos realizados por enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem do hospital e de outras unidades da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A enfermeira Amanda Barbosa Monteiro Vasquez Pereira, responsável pela Educação Continuada do hospital, fez um balanço sobre a ação. “Os cursos em EAD do Programa de Educação Continuada em Enfermagem disponibilizaram temas relevantes para a atualização dos profissionais quanto à assistência prestada aos pacientes do SUS, proporcionando aos servidores que se inscreveram no programa, 60 horas de conteúdos atuais e referenciados em literaturas e órgãos competentes.”

Os módulos geraram 3.590 acessos no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o que possibilitou a aprovação de 2.609 servidores, que obtiveram nota em prova avaliativa para a emissão de certificado. A iniciativa foi aprovada por inscritos como Maria Madalena Andrade Menezes, que participou do curso “Atualização: Cuidados com a Higiene das Mãos”, que aconteceu entre 1° e 5 de março. “É muito importante o aperfeiçoamento da técnica de lavagem das mãos, principalmente agora com a pandemia.”

Dora Santos concluiu o módulo “Passagem e cuidados com Drenos e Sondas”, entre 8 e 12 de março, e também gostou da experiência. “Amei esse curso, foi muito produtivo para o meu conhecimento profissional.”