27/julho - Prevenção de Acidentes de Trabalho

Em junho de 2011, o HSPM capacitou 126 gestores com a realização do curso “Segurança do paciente e do profissional” sobre a NR-32

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado em 27 de julho, destaca a importância da segurança do trabalho e dos programas de qualidade de vida, que garantem a saúde do trabalhador. Esta data nasceu em 1972, iniciativa do então Ministro do Trabalho, Júlio Barata, com a publicação das Portarias nºs 3.236 / 2.237, determinando a criação do “Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho” (SESMT) em todas as instituições do País. Em 08 de junho de 1978, com a Portaria nº 3.214, foram aprovadas as chamadas Normas Regulamentadoras (NR), relacionadas à segurança e medicina do trabalho.

O HSPM por ser uma instituição de saúde, cumpre a NR-32, norma regulamentadora que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança dos trabalhadores, os quais atuam nos serviços de assistência à saúde da população, assim como na promoção, recuperação, pesquisa e ensino na área, em qualquer nível de complexidade.

Nos dias 27, 28, 29 e 30/06, o HSPM realizou curso de capacitação para 126 gestores, dos quais participaram representantes da Superintendência, Diretorias, Gerências e Coordenações. O tema: “Segurança do paciente e do profissional” abordou diversos aspectos de segurança e da NR-32, ministrado pela Dra Iolanda F. Santana, enfermeira do CCIH, e o técnico de Segurança do Trabalho, Sr Carlos Eduardo Aniceto.

Este curso faz parte das ações implantadas pelos profissionais da área de Segurança e Saúde do Trabalhador, com foco principal na prevenção de acidentes de trabalho, utilizando como ferramenta a conscientização de todos profissionais do Hospital, a base é imbuir pequenas atitudes dentro da rotina, como: descarte correto de materiais perfuro-cortantes, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) - como óculos de segurança, respirador para doenças infectocontagiosas, sapatos de segurança, protetor auricular e ainda par de luva de vinil -, entre outros.

O diferencial no cumprimento das atividades é o ato de planejar cada detalhe antes da implementação de técnicas relativas ao gerenciamento e controle de riscos, assim as atuações não são apenas corretivas, mas principalmente preventivas.