Hospital do Servidor Público Municipal realiza capacitação de PICC

Curso abordou a utilização de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) em crianças e adultos

Fotos das turmas de participaram da capacitação no HSPM


Por: Rosângela Dias

Enfermeiros, médicos e médicos residentes do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) e da rede municipal hospitalar de saúde participaram, neste mês de dezembro, do curso de capacitação para introdução de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC). O insumo é utilizado em pacientes (adultos, crianças e recém-nascidos) com internação prolongada e que necessitam de acesso venoso para nutrição parenteral e uso de medicamentos intravenosos.

O curso foi realizado pela Gerência Técnica de Capacitação e Desenvolvimento e o conteúdo organizado pela enfermeira Amanda Barbosa Monteiro Vasques Pereira, responsável pela Educação Continuada do hospital. “Esse curso é imprescindível para que os enfermeiros realizem a inserção do PICC em pacientes indicados, o nosso objetivo é que todos os enfermeiros do HSPM tenham a oportunidade de realizar a capacitação e habilitação deste procedimento”.

O curso teve 17 inscritos e foi ministrado na modalidade semipresencial. O conteúdo teórico foi realizado a distância, via ambiente virtual de aprendizagem, e, no dia 10 de dezembro, os alunos fizeram a aula prática no anfiteatro do hospital, onde houve simulação do procedimento em cenários de simulação realística com bonecos específicos de inserção do PICC. Ao final, foi aplicada prova prática aos participantes.

Érica Caroline da Silva, enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do 6° andar, ressalta que atende muitos pacientes de casos complexos e que vão se beneficiar do PICC. “Vai ajudar a levar a terapêutica adequada para o paciente, facilitar a vida dos colaboradores, equipes e levar mais qualidade no atendimento aos pacientes”.

Todos os inscritos compareceram à aula prática, que contou ainda com três participantes como ouvintes.