HSPM amplia leitos de Unidade de Terapia Intensiva

Servidores da Prefeitura contarão com mais 10 leitos exclusivos para o enfrentamento da COVID-19

Prefeito, Secretário Municipal da Saúde e Superintendente do HSPM visitando leitos de UTI

Por: Daniela Avancini
Fotos: Edson Yukio Hatakeyama


O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) entregou na manhã desta terça-feira, 26 de maio, a enfermaria do 12º andar. O local estava desativado há cerca de dois anos, foi reformado e por conta da atual pandemia foram reestruturados com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o enfrentamento da COVID-19, exclusivos para servidores da Prefeitura de São Paulo e seus dependentes. Após esse período, o local será destinado para a Enfermaria de Geriatria.

A nova UTI é composta por 10 leitos, posto de enfermagem, posto de serviços, sala de prescrição médica, copa, salas de equipamentos, sala de utilidades, roupeiros, sala de resíduos, depósito de material de limpeza, sanitários de pacientes e funcionários.

A reforma foi realizada com recursos da Prefeitura de São Paulo e de emenda parlamentar do Vereador Mario Covas (R$ 100 mil), totalizando R$1.144.922,18.

“Aqui nós tínhamos 13 leitos de UTI para COVID-19. Agora são 23 leitos exclusivos neste hospital para atender aos servidores públicos que precisam ”, explicou o prefeito Bruno Covas.

“Esses leitos são importantes pois são exclusivos para servidores públicos. Quando um servidor procura algum equipamento de Saúde ele imediatamente é transferido para tratamento no HSPM”, disse o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

Prefeito, Secretário Municipal da Saúde e Superintendente no corredor da nova UTI

Para o Superintendente do HSPM, Dr. Luiz Carlos Zamarco, o foco principal é qualificar o atendimento ao servidor público municipal. “Com total apoio do Prefeito Bruno Covas e do Secretário Municipal da Saúde Edson Aparecido, estamos trabalhando para melhorar a infraestrutura e hotelaria do complexo hospitalar”. O Diretor do Departamento de Atenção à Saúde do HSPM, Dr. Alexandre Crippa Sant’Anna disse “Essa enfermaria foi planejada para ser a nova enfermaria da geriatria do HSPM, pensando no bem estar dos nossos idosos que representam mais de 60% das internações no nosso hospital. Contudo a pandemia de COVID-19 nos impôs o desafio de transformá-la nesse momento em uma unidade de terapia intensiva proporcionando o aumento de mais 10 leitos que serão fundamentais para o tratamento dos nossos pacientes.”

Prefeito, Secretário Municipal da Saúde e Superintendente

Bernadete Stracanholi, Diretora do Departamento Técnico Administrativo e Infraestrutura do HSPM, afirma “Como servidora do HSPM há 25 anos, vejo que o anseio dos servidores de tantos anos está se concretizando a cada dia, graças ao empenho e comprometimento da atual administração”. O enfermeiro Alex da Silva Gonçalves, coordenador de enfermagem da UTI, relatou: "O HSPM agora conta com um setor totalmente novo que será dedicado à internação de pacientes graves com COVID-19, o que possibilitará um atendimento de melhor qualidade aos servidores com instalações mais modernas."
 

Leito da nova UTI

Corredor da nova UTI
Foto: Marcelo Pereira - SECOM


Passo a Passo da Reforma

Com objetivo em adequar a situação física do espaço e proporcionar melhores condições de trabalho e atendimento aos pacientes, ao longo dos meses foram feitos os seguintes serviços: substituição de forro, batentes, portas, acessórios de elétrica, painéis e acessórios de gases medicinais, esquadrias e dutos de ventilação, brises, luminárias, barras de apoio, proteções de paredes e quinas, divisórias em granilite, cortinas vinílicas, execução de alvenaria e preparo de acabamentos, contrapiso, piso e rodapé, revestimento cerâmico, tubulação e pontos de hidráulica, esgoto, acessórios de hidráulica, pontos de elétrica e lógica, pintura e limpeza geral. Ao todo, a reforma abrange uma área de, aproximadamente, 553 m².

Além disso, o investimento contemplou compra de novos mobiliários planejados para o andar, incluindo gabinetes, armários suspensos, bancadas, mesa, gaveteiro com separações internas para medicamentos, escaninho para prontuários e prateleiras para equipamentos médicos e recarregamento de baterias.

Também foram instaladas placas de sinalização visual, visando proporcionar aos usuários e funcionários a perfeita compreensão do local.

 

Entrada da nova UTI

 

Leitos da nova UTI

 

Leitos da nova UTI

 

Saguão de entrada

 

Saguão de entrada