10 de maio: Dia Mundial da Luta Contra o Lúpus

Tratamento contínuo garante qualidade de vida ao portador da doença

Por: Fernanda Viana
Imagem: Freepik


O Dia Mundial da Luta Contra o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é comemorado dia 10 de maio e tem como objetivo orientar e conscientizar a população sobre a doença.

A Equipe de Reumatologia é responsável por essa patologia e no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) contamos com 5 médicas especialistas, com cerca de 700 atendimentos mensais.

O Lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta ou progressiva. Alguns sintomas gerais são: febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza, manchas na pele, ou problema nos rins.

De acordo com a Dra. Pérola Goberstein Lerner, Coordenadora da Clínica de Reumatologia do HSPM, pessoas que nascem com susceptibilidade genética para desenvolver a doença, em algum momento, após uma interação com fatores ambientais (irradiação solar, infecções virais ou por outros micro-organismos), passam a apresentar alterações imunológicas. A principal delas é o desequilíbrio na produção de anticorpos que reagem com proteínas do próprio organismo e causam inflamação em diversos órgãos. “Lúpus é uma doença crônica que precisa cuidado e acompanhamento contínuo para melhor evolução desses pacientes!” completa a Dra. Pérola.