HSPM fornece apoio aos funcionários no enfrentamento da COVID-19

“Programa Vida e Terapia” do hospital é responsável pela iniciativa

Por: Fernanda Viana
Arte: Daniela Avancini


O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), por meio das Práticas Integrativas e Complementares, oferece três terapias: Estimulação Neural, Florais Alquímicos e Meditação aos funcionários do hospital com objetivo de ajudá-los no período de pandemia.

As atividades, feitas em pequenos grupos, são introduzidas com uma breve apresentação do protocolo proposto e em seguida inicia-se a técnica. “Nossa proposta é ajudar nossos funcionários a se sentirem mais fortes e capazes nesse momento onde o medo e a insegurança são os grandes vilões” disse a Dra Joseli Beatriz Suzin (coordenadora do Programa Vida e Terapia do HSPM).

Com o auxílio dos voluntários, dispostos junto ao hospital, já foram feitos três grupos: dois no Núcleo Especializado em Saúde do Trabalhador (NEST) e um com a enfermagem. “Como ainda não sabemos o desdobramento desta ameaça precisamos nos preparar para enfrentá-la e fortalecer nossos soldados”, completou a Dra Joseli.

As Práticas
A Estimulação Neural, oferecida pela ONG Mãos Sem Fronteiras (MSF) com propósitos humanitários, utiliza o toque das mãos em pontos energéticos do corpo com o objetivo de reequilibrar a energia corporal, melhorando o bem estar e a qualidade de vida. Para participar é necessário agendamento com a Dra. Joseli através do ramal 7974 ou e-mail: jsuzin@hspm.sp.gov.br.

A prática de Florais Alquímicos, reconhecida pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo potencializar as propriedades curativas a partir de compostos alquímicos feitos com flores, plantas e minerais. Em parceria com o laboratório Alkhemy, os florais são doados e entregues no HSPM. A princípio foram disponibilizados 60 frascos e para solicitar é preciso entrar em contato com o Dr. Augusto, médico voluntário do Programa Vida e Terapia, através do whatsapp (11) 99155-8005.

A Meditação é um meio de relaxamento da rotina diária, na qual a mente é posta em silêncio. O objetivo é melhorar a concentração, consciência, autodisciplina, diminuir o estresse e trazer calma e energia para enfrentar melhor os desafios que vem pela frente. A prática será feita no 9° andar, na sala de Meditação, de segunda a quinta-feira das 08h30 às 9h, sem necessidade de agendamento.

 

Praticas Integrativas e Complementares para funcionários do HSPM