HSPM promove em março evento em comemoração ao Dia Mundial do Rim

As inscrições são limitadas e já estão abertas

Por: Tatiana Ferreira
Arte: Daniela Avancini


No dia 12 de março, das 12h às 17h30, o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), por meio da Seção Técnica de Nefrologia, promoverá no anfiteatro Dr. Argos Meirelles um evento em alusão ao Dia Mundial do Rim.

A data é uma campanha global, iniciada em 2006, destinada a conscientizar sobre a importância dos rins. Todos os anos tem um tema específico, sendo que em 2020 será “Saúde dos Rins para Todos”. O objetivo da iniciativa é promover informação à população sobre as doenças renais, estimular a sociedade a buscar comportamentos preventivos, alertar sobre os fatores de risco e mostrar como viver com uma doença renal.

Com essas ações o resultado final desejado é a redução da frequência da doença renal no mundo todo e do impacto causado pelos seus problemas de saúde associados.


Programação no HSPM
A proposta do evento no HSPM é uma tarde de palestras e cuidados. Serão apresentados temas de relevância no que se refere à doença renal, sem deixar de mencionar as patologias que mais causam danos renais, como a Hipertensão Arterial e o Diabetes, conforme orientação da normativa da campanha. As palestras serão seguidas de discussões e explanação de dúvidas abertas ao público presente.

A Drª Mary Carla Estevez Diz, Coordenadora da Seção Técnica de Nefrologia, conta que também serão ofertados exames preventivos. “Realizaremos aferição de pressão arterial sistêmica, pesagem, medição de circunferência abdominal, glicemia capilar, análise de proteína em amostra isolada de urina, cálculo de índice de massa corpórea (IMC) e de Risco Cardiovascular Global. Os participantes receberão orientação e encaminhamento médico sempre que necessário”.
A profissional faz questão de destacar que o cuidado com a saúde compreende uma série de ações e um dos pilares é a informação. “Promover informação é uma das chaves para a redução de doenças. Informação e prevenção é o melhor “remédio”. A equipe de Nefrologia preparou o evento com muito carinho”.

O Dia Mundial do Rim no HSPM é direcionado ao público em geral, mas as vagas são limitadas (145) e as inscrições podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone (11) 3397-8050, com o Sr. Sá.

Confira abaixo a programação completa:

Dia Mundial do Rim 2020


#PraCegoVer:
12h - Cerimônia de Abertura.

12h30 às 12h50 - Palestra: Saúde dos Rins para todos
Direcionamento ao Nefrologista.
Drª. Adriana Amaral

12h50 às 13h50 - Exames de glicemia capilar e proteína na urina e circunferência abdominal.
Dr. Vito Bignardi Neto

13h50 às 14h25 - Palestra: Rins e suas funções.Exame para avaliar o funcionamento renal.
Drª. Adriane Gubeissi Lodi

14h25 às 15h - Palestra: Diabetes Mellitus e Rim.Drª. Mary Carla Estevez Diz

15h às 16h - Aferição de pressão arterial, peso, cálculo do índice de massa corporal e avaliação do risco cardiovascular.
Drª. Mariana Moreira

16h às 16h35 - Palestra: Hipertensão Arterial Sistêmica e o Rim.
Dr. Raphael Rebello

16h35 às 17h - Palestra: Anormalidades Renais.
Dr. Felipe José Coura

17h10 às 17h30 - Encerramento.
Mesa Redonda