HSPM promove atendimento psicológico em grupos com adultos

Os grupos Atelier de Linguagem e Cotidiano e Recomeçar são direcionados aos servidores públicos e seus dependentes, maiores de 18 anos

Por: Tatiana Ferreira
Arte: Daniela Avancini

O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), por meio da Seção Técnica de Psicologia do Adulto, utiliza a psicoterapia em grupo como recurso terapêutico para ampliar e promover o cuidado em saúde mental da pessoa adulta. Confira detalhes sobre dois desses grupos:


Grupo Atelier de Linguagem e Cotidiano

O Grupo “Atelier de Linguagem e Cotidiano” existe desde 2011 e acontece as quintas-feiras, às 8h30, para servidores públicos e seus dependentes, maiores de 18 anos, com o objetivo de levar os participantes para visitar espaços de cultura e lazer oferecidos pela cidade de São Paulo. Entre os locais já visitados estão a Pinacoteca, o MASP, o Theatro Municipal, entre outros.

A coordenadora da Seção Técnica de Psicologia do HSPM, psicóloga Ana Carolina Salvatore Jaen Saad, salienta que o principal objetivo do Atelier é possibilitar que os servidores pratiquem os cuidados em Saúde Mental para além dos muros do Hospital, uma vez que os recursos psíquicos para lidar com nossas emoções podem ser encontrados naquilo que experenciamos no cotidiano. A profissional explica também que é preciso entender que saúde é mais que ausência de doença, que precisamos investir em qualidade de vida e estimular ações que visem ampliar nosso mundo simbólico faz parte dessa empreitada.

O grupo reúne entre 10 a 15 participantes (que podem, ou não, estar em acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico) e tem as psicólogas Ana Carolina Saad e Julia Ribeiro como responsáveis.

As turmas têm duração aproximada de 3 a 4 meses e os encontros são intercalados entre visitas a espaços da cidade, definidos pelo grupo, e encontros no Ambulatório de Saúde Mental para reflexão acerca das questões emocionais e de promoção de saúde suscitadas na visita a estes espaços.

Os interessados em participarem das próximas turmas do Atelier de Linguagem e Cotidiano devem realizar inscrições para triagem no Guichê do Ambulatório de Saúde Mental, localizado no 3º andar, prédio externo, próximo ao estacionamento.




Texto com fotos dos locais de visitação



Grupo Recomeçar

Outro grupo psicoterapêutico realizado pela equipe de Psicologia do Adulto do HPSM é o “Grupo Recomeçar”, sob coordenação das psicólogas Juliana Peixoto Salgueiro Nunes, Dayse Paulo da Silva Mendes e Maria Del Carmen Garcia Lima.

O público-alvo são os usuários do HSPM e dependentes maiores de 18 anos que estejam vivendo situações relacionadas ao luto – perdas.

Ele acontece às quartas-feiras, das 13h30h às 15h30, no Ambulatório de Saúde Mental (3º andar – externo – próximo ao estacionamento) e reúne, no máximo, 10 pessoas por encontro com o objetivo de proporcionar espaço psicoterapêutico de escuta e acolhimento aos pacientes que estão em processo de elaboração de luto.

Os interessados em participarem do Grupo Recomeçar devem realizar inscrições no Guichê do Ambulatório de Saúde Mental e aguardar contato telefônico da equipe da Psicologia.


Informações sobre o atendimento do Grupo Recomeçar


SERVIÇO:

Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) - Ambulatório de Saúde Mental
Rua Castro Alves, 60, Aclimação - 3º andar, prédio externo, em frente ao estacionamento.
Informações no telefone: 3397-8192.