Julgamento simulado - Cremesp é tema de capacitação no HSPM

Objetivo do curso é promover a reflexão sobre a ética na formação e no exercício da medicina

Por: Tatiana Ferreira
Arte: Daniela Avancini

 

Em homenagem ao Dia do Médico (18/10), o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) realizará o curso “Ética na formação e exercício da medicina: Julgamento simulado”, na próxima quarta-feira, dia 16 de outubro, das 19h30 às 21h30, no anfiteatro Dr. Argos Meirelles.

A prática de um julgamento simulado é uma atividade educativa que reproduz toda a dinâmica de um julgamento real de suspeita de infração ética, abordando a denúncia, análise de provas, prontuários médicos e depoimentos, até a sentença. “Nestes simulados são analisados julgamentos já concluídos pelo Cremesp e todas as referências sobre os denunciados e as particularidades do caso são substituídas por representações da realidade para garantir o sigilo processual e preservar a imagem dos profissionais envolvidos”, explica Dr. José Antônio Volpiani, Coordenador do Pronto Socorro do HSPM.

O objetivo é dar oportunidade para que os presentes conheçam e esclareçam dúvidas sobre as etapas de um julgamento disciplinar e reflitam sobre os conflitos éticos relativos à profissão médica e situações do dia a dia profissional.

Poderão participar do encontro, exclusivamente, médicos, médicos residentes e estudantes de medicina. Serão disponibilizadas 120 vagas e os interessados devem se inscrever previamente no link: http://bit.ly/35dO44t

A atividade contará com a presença de representantes do Cremesp e é uma organização das Dras. Ana Paula Tavares e Luciana Barbosa Paglia e do Dr. Túlio Stefanin Volpiani, sob a coordenação de Juliane Cristina Brugatti e Drs. Carlos Saraiva Martins e Pedro Sinkevicius Neto.



Cartaz com informações do curso