Terapia Ocupacional: a arte de melhorar o cotidiano

A Associação Americana de Terapeutas Ocupacionais define a atividade como o “incremento da independência”

A Seção de Terapia Ocupacional (T.O.) está ligada diretamente a Diretoria de Atenção à Sáude (DAS), para os atendimentos o serviço conta com 2 salas, uma localizada no 3º andar e outra no 4º andar - próximo da Clínica de Cirurgia da Mão. Atualmente é composta por 5 profissionais, sendo que um foi inserido ao quadro após concurso público realizado em 2010, este recém chegado possibilitou a ampliação do atendimento nas enfermarias.

Os registros apontam que esta equipe realizou em 2010 o número de 6.781 atendimentos, intervindo proativamente nas disfunções nos Ambulatórios de Cirurgia da Mão, Ortopedia, Reumatologia, Fisiatria, Neurologia e Enfermarias.

O Serviço de Terapia Ocupacional está inserido em nossa Instituição como parte do trabalho multiprofissional, indispensável aos cuidados da recuperação e do bem estar dos nossos pacientes. Isto é humanização!”, comenta a diretora do DAS, Dra. Cleide Gonçalves de Almeida.

Segundo a Coordenadora de Seção Técnica da Terapia Ocupacional, Marcia Regina M. C. Antoneli, a Terapia Ocupacional tem como característica um pronto atendimento, no qual o paciente recebe as primeiras orientações de cuidados no pós-trauma / pós-cirúrgico assim que sai da consulta médica. O agendamento é realizado pelo próprio profissional, de acordo com as necessidades e a urgência da intervenção.

Recentemente fui submetida à cirurgia de mão e pude observar o quanto é importante este serviço principalmente no pós-cirúrgico, sinto-me segura com as orientações desta equipe.”, disse a Superintendente Dra. Elizabete Michelete.

O serviço de Terapia Ocupacional procura uma maior proximidade com o paciente, uma vez que mantém contato direto e trabalha com as necessidades cotidianas do indivíduo. Para tanto, são criadas diferentes ferramentas, muitas vezes em parceria com a Marcenaria, visando atingir determinado objetivo. As órteses (talas) são confeccionadas sob medida pelas próprias terapeutas, podendo imobilizar, prevenir, corrigir e facilitar a funcionalidade do membro.