PREFEITURA DE SÃO PAULO

HSPM reforça campanha Outubro Rosa

Palestras, ações educativas e atividades corporais integram programação do hospital contra o câncer de mama

01/10/2019 12h00

Por Tatiana Ferreira

Outubro é celebrado em todo o mundo como Outubro Rosa em alusão a campanha de prevenção ao câncer de mama iniciada em 1990 com a realização da primeira Corrida pela Cura, em Nova Iorque (EUA). No Brasil, o movimento chegou em 2002, quando São Paulo realizou a primeira iniciativa pública no país iluminando na cor rosa o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como “Obelisco do Ibirapuera”).

Em apoio à campanha, o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) vem anualmente intensificando suas ações voltadas à saúde da mulher. Neste mês, a programação segue até o dia 31 com várias atividades educativas e de promoção à saúde com o objetivo de sensibilizar as servidoras municipais sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A abertura da programação acontece no dia 2 de outubro, das 9h às 12h, no anfiteatro do hospital e contará com a presença do Dr. Luiz Carlos Zamarco, superintendente do HSPM e demais autoridades presentes. Na sequência, os convidados Daiane e Osiel farão uma apresentação de canto e harpa, precedendo a palestra “A Importância do autoexame de Mama”, com Beatriz Helena, da Associação Rosa Mulher. Para melhorar a autoestima e incentivar o autocuidado, as alunas do SENAC Aclimação farão limpeza de pele no saguão do nono andar.

Nos dias 7 e 9 de outubro, pela manhã, voluntários do Programa Vida e Terapia, que coordena as Práticas Integrativas e Complementares no hospital, farão vivências de Dança Circular e Lian Gong no saguão do térreo.

Nos dias 15, 16 e 17, das 7h às 16h, acontece uma exposição no saguão do 3º andar em incentivo à autoestima da mulher.

A programação prossegue até o final do mês com palestras, Oficina da Beleza, aulas de automaquiagem, limpeza de pele e ação itinerante pelo hospital. No dia 25 acontece uma caminhada organizada pelo Programa Vida Saudável. A concentração acontece na portaria principal do HSPM e o grupo sairá às 11h sentido Parque da Aclimação. Os interessados devem realizar inscrição prévia com o educador físico Ednei Moraes nos ramais 8026 ou 8064.

Além das atividades, o térreo e alguns guichês de atendimento serão enfeitados com o laço rosa, símbolo oficial da campanha. As voluntárias da Central de Ação Voluntária (CAV) farão a distribuição de laços para os pacientes do hospital.


Arrecadação de cabelos
Pelo segundo ano consecutivo, o HSPM intensifica a arrecadação de mechas de cabelo (que serão utilizadas na fabricação de perucas para pessoas em tratamento de quimioterapia ou com alopecia) e de lenços (que serão entregues aos pacientes em tratamento de oncológico no hospital).

A doação pode ser entregue entre os dias 2 e 31 de outubro em uma das urnas do Instituto Amor em Mechas (IAM) que ficarão espalhadas pelo hospital.

No ano passado, foram arrecadados quase 1,3 kg de cabelo, que foram entregues em mãos à Débora Pieretti, do IAM, que é parceiro do hospital e realiza um trabalho em prol da autoestima de mulheres em tratamento quimioterápico por meio da distribuição de kits de perucas e outros acessórios para essas mulheres, inclusive pacientes do HSPM.

Saiba mais sobre essa parceria e como doar os cabelos em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/hospital_do_servidor_publico_municipal/noticias/?p=284927
 

Confira abaixo a programação completa do Outubro Rosa HSPM

Programação do evento

 

#PraCegoVer
2 de Outubro (quarta-feira) - 9h às 12h - Anfiteatro 9º andar
- Cerimônia de Abertura
- Apresentação Musical – Canto e Harpa | Daiane e Osiel
- Palestra: A Importância do Autoexame da Mama | Beatriz Helena – Ass. Rosa Mulher
- Limpeza de Pele: Atuação da Esteticista em Ambiente Hospitalar – Senac Aclimação

3 de Outubro (quinta-feira) - 9h às 10h - Saguão Principal- Apresentação Musical – Piano | Paulo Frigério
7 de Outubro (segunda-feira) - 8h45 às 9h45 - Saguão Principal
- Lian Gong | Programa Vida e Terapia HSPM

9 de Outubro (quarta-feira) - Saguão Principal
- Lian Gong (8h às 9h) | Programa Vida e Terapia HSPM- Dança Circular (10h às 11h) | Programa Vida e Terapia HSPM

15 de Outubro (terça-feira) - 7h às 16h
- Oficina Limpeza de Pele: Atuação da Esteticista em Ambiente Hospitalar
Alunos Senac Aclimação (7h às 13h) | 9º andar Anfiteatro
- Exposição: Incentivo à Autoestima (7h às 16h) | 3º andar

16 de Outubro (quarta-feira)
- Aula de automaquiagem Mary Kay (9h às 12h) | Saguão Principal
- Exposição: Incentivo à Autoestima (7h às 16h) | 3º andar
- Oficina de beleza Embelleze | Saguão Principal 17 de Outubro (quinta-feira)
- Ação itinerante pelo hospital: Operação Prevenir – Alunos UNIP- Exposição: Incentivo à Autoestima (7h às 16h) | 3º andar

25 de Outubro (sexta-feira) - 11h
- Caminhada até o Parque da Aclimação (3 km) | Programa Vida Saudável
Saída às 11h – portaria principal | Inscrições com Ednei (ramais 8026/8064)

26 de Outubro (sábado) - 20h às 22h - Anfiteatro 9º andar
- Palestra: Sexualidade na Mulher Mastectomizada  com Luciene de Fátima Neves | Docente da Faculdade Itaquá

30 de Outubro (quarta-feira) - 14h às 16h - Anfiteatro 9º andar
- Palestra: Sexualidade na Mulher Mastectomizada  com Luciene de Fátima Neves | Docente da Faculdade Itaquá