Saúde da pessoa idosa é tema de evento no HSPM

Objetivo é celebrar o Dia Mundial do Idoso

Por: Tatiana Ferreira
Arte: Daniela Avancini

A Seção Técnica de Geriatria do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) promove no dia 1º de outubro, das 11h às 15h, evento em comemoração ao Dia Internacional do Idoso. A atividade acontecerá no térreo do hospital e se destina ao público idoso e demais usuários interessados no tema.

Conforme a médica geriatra, Renata F. Nogueira Salles, Coordenadora da Seção Técnica de Geriatria do HSPM, na ocasião uma equipe multidisciplinar estará a postos para dar orientações e promover atividades de promoção de saúde. “Contaremos com a participação de médicos e profissionais da nutrição, enfermagem, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia e assistência social”.

Na parte da manhã, os cães da Guarda Civil Metropolitana (GCM) realizarão visitas aos pacientes idosos internados na enfermaria da Geriatria. Em seguida ocorrerão no saguão principal duas apresentações artísticas de voluntários da Central de Ação Voluntária (CAV) com Dança Chilena e piano.

Das 13h às 15h, acontecerão ações concomitantes nas estações temáticas, como: avaliação de pressão arterial e medição de glicemia capilar e colesterol.

Também serão feitas orientações quanto à importância da atividade física e formação de grupos que realizarão exercícios com equipe de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Para falar sobre a importância do diagnóstico precoce de disfagia (dificuldade de deglutição), a fonoaudiologia oferecerá aos participantes uma degustação de água saborizada com espessante e para alertar quanto à prevenção da sarcopenia (perda de massa muscular), a nutrição ofertará degustação de suplemento nutricional.

O serviço social dará orientações a respeito dos direitos dos idosos. Vale lembrar que no dia 1º de outubro o Estatuto do Idoso, instituído pela Lei Federal nº 10.741/2003, completa 16 anos. O documento regulamenta os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

A programação do Dia do Idoso 2019 conta com apoio da Central de Ação Voluntária (CAV), da Comunicação e dos estagiários da Graduação de Enfermagem da UNIP. Informações no ramal: 8067.


Serviço
:
Dia do Idoso 2019
Data: 01/10/2019 (terça-feira)
Horário: 11h às 15h
Local: Saguão principal (térreo) do HSPM (Rua Castro Alves, 60 – Aclimação)


Programação do Dia do Idoso