Superintendência do Hospital do Servidor Público Municipal presta contas das melhorias implantadas na unidade

Conheça os detalhes das revitalizações e obras que estão sendo realizadas no hospital ao longo dos últimos cinco meses

Por: Tatiana Ferreira
Fotos: Daniela Avancini

No que se refere à reportagem veiculada na última sexta-feira (20/09), no SPTV 2ª edição, da Rede Globo, o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) esclarece que desde o dia 15 de abril, quando a atual equipe da Superintendência tomou posse, o Hospital está passando por uma revitalização gradativa e contínua, cujo objetivo principal é garantir boas condições de trabalho aos funcionários e atendimento de qualidade aos servidores e munícipes.
As reformas e reparos necessários começaram com o conserto no setor das caldeiras (das duas caldeiras existentes, uma estava com vazamento na parte inferior e a outra desativada há um ano; o telhado também foi reparado), e segue com outras benfeitorias.

 

Manutenção das caldeiras

 Antes e depois do telhado

“Sabemos que temos um longo caminho pela frente, mas com planejamento, organização e comprometimento vamos conseguir proporcionar mais comodidade, conforto e segurança para os profissionais, servidores e munícipes. Quero deixar claro que o nosso foco é melhorar cada vez mais o atendimento oferecido e espero contar com o apoio e colaboração de toda a nossa equipe para atingi-lo”, palavras do Dr. Luiz Carlos Zamarco, superintendente do HSPM.

 

O que já foi feito
Entre as mudanças já realizadas está a ativação de cinco salas no Centro Cirúrgico, bem como a reorganização do setor e a revisão dos fluxos.

Antes e depois do centro cirúrgico

 

Outra ação concluída foi a instalação de uma sala de conforto para a equipe de enfermagem.

O setor da Marcenaria recebeu novo piso, forro, placas de sinalização, pintura e instalação de um novo quadro elétrico e cabeamento, seguindo as normas técnicas vigentes, tornando o ambiente de trabalho mais seguro.

 

Antes e depois do setor de marcenaria

Antes e depois do quadro de energia


Na Mecânica também foi substituído um quadro elétrico antigo por novo mais seguro e outros quadros de energia do hospital serão substituídos nas próximas semanas. Um exemplo é o 4º andar onde foi feita a troca da fiação elétrica e o quadro de energia será trocado durante a reforma no setor, que está em andamento.

Também foi realizada a sinalização horizontal e vertical no estacionamento do hospital, por meio de uma parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)/Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT).

 Sinalização horizontal e vertical

 Sinalização horizontal e vertical

 

Foram feitos reparos nas tampas de esgotos localizadas na calçada em frente ao hospital para evitar quedas de pedestres, que ocorriam com frequência.

Antes e depois da calçada

 

Entre os dias 24 de abril e 4 de maio, o foco foi sanar os vazamentos entre o 1º e o 7º andar. Para isto, foram feitas as trocas das tubulações de descarga das autoclaves (aparelhos utilizados para esterilizar materiais e artigos médico-hospitalares) e a instalação completa de novos canos de cobre e, consequentemente, acabamento em paredes, pisos e tetos onde as obras foram feitas.

Instalação de canos de cobre

Antes e depois - segundo andar

Antes e depois - sexto andar

 Com foco na acessibilidade áreas que não contavam com piso tátil ou estavam deterioradas, tais como o corredor principal térreo, agora contam com este benefício.

Antes e depois - piso tátil

 

Outra melhoria foi a construção da rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida na entrada lateral do hospital.

 Antes e depois da rampa de acesso

Além da parte estrutural, foi possível viabilizar o conserto de um dos aparelhos de tomógrafo e dos equipamentos de raio-x da Ortopedia e do Pronto Socorro. O HSPM também investiu R$ 1,4 milhão em novos equipamentos e mobiliários.

 

Equipamentos central de diagnósticos

 

Outra iniciativa positiva foi a autorização para convocação de 125 médicos aprovados no concurso nº 01/2018, realizado em junho de 2018 e homologado em agosto de 2018, para atuação no HSPM e nos ambulatórios descentralizados para substituir os médicos contratados de forma emergencial.

Novo sistema e fluxo de agendamento de consultas via SP 156
Em julho deste ano houve a migração do sistema Hospub, do HSPM, que estava obsoleto e sobrecarregado – cuja última atualização disponível no mercado era de 2004 – para o SGH, uma plataforma mais moderna de informatização e gestão de dados.
Outra mudança foi a marcação de consultas novas em mais de 50 especialidades pelo SP 156. A ideia foi proporcionar menos tempo de espera para o atendimento e dar agilidade na marcação de consultas, além da disponibilidade de vagas semanais em curto prazo na busca de evitar o absenteísmo.

Reforma e ampliação da Base do SAMU
Uma nova base do SAMU foi instalada nas dependências do HSPM. No local houve a reforma do telhado com substituição de telhas, troca da caixa d’água, instalação elétrica e hidráulica, reforma dos banheiros, colocação de telas milimétricas nas janelas, instalação de piso, revestimento e divisórias, troca de portas e pintura interna e externa.
Para efeito de comparação a base anterior contava com 18 metros quadrados, um banheiro de uso comum e um alojamento; agora com 67 m², possui recepção, almoxarifado, dois alojamentos (um feminino e um masculino), dois vestiários com banheiros e uma copa.
 

 Antes e depois - SAMU

 

Antes e depois - SAMU

 

Organização dos setores
O Pronto-Socorro Adulto, as enfermarias e demais setores do hospital (salas de Cuidados Intermediários, corredores e halls) passaram por uma reorganização cujo objetivo foi facilitar o fluxo, principalmente no PS.
Na ocasião, os mobiliários que precisavam de reparos e manutenção foram encaminhados para recuperação.
No Almoxarifado, a organização e a catalogação de produtos possibilitou aperfeiçoar a padronização de materiais e melhorar a distribuição e controle dos materiais hospitalares, reduzindo o tempo de reposição dos itens. Na Central de Material Esterilizado (CME) e no Setor de Anestesia, por exemplo, com a adequação das cotas de materiais, houve diminuição dos subestoques das unidades e, a reposição que era feita uma vez por mês, passou a ser realizada semanalmente. No Centro Obstétrico, Maternidade, Berçário, Pediatria Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Pediátrica e Neonatológica, a reposição de itens passou de uma vez por semana a diária e no Centro Cirúrgico passou de uma vez por semana para duas vezes.
 Antes e depois

Antes e depois

 

Houve ainda a limpeza, organização e descarte de inservíveis acumulados na Gerência Técnica de Engenharia e Manutenção. Em parceria com a Subprefeitura da Sé foram retirados, no total, seis caminhões de entulhos cuja destinação foi o Departamento de Suprimentos DGS-12 e os Ecopontos, da Prefeitura Municipal de São Paulo. A orientação dada ao setor é que a ação seja permanente para evitar o acúmulo de grandes volumes de inservíveis no local.

 

Inservíveis

Inservíveis

 

Segurança no ambiente de trabalho
A respeito da Ordem Interna nº 02/2019, do Gabinete da Superintendência, que trata da necessidade de prevenção de incêndio e orienta medidas que visam à segurança de profissionais, pacientes e acompanhantes na instituição, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), esclarece que as medidas adotadas são baseadas na Norma Regulamentadora NR-32/2015, do Ministério do Trabalho e Emprego.
“Analisando a reportagem esclarecemos que as medidas adotadas no HSPM com a intenção de coibir a alimentação do funcionário no seu setor de trabalho têm amplo respaldo pelos órgãos oficiais e, certamente, terá impacto benéfico na redução de doenças transmitidas por alimentos e água, bem como na redução da transmissão cruzada de micro-organismos dentro da instituição”, afirma o infectologista Dr. Marcos Antonio Cyrillo, presidente da CCIH.
Ainda na questão da segurança, vale ressaltar que o HSPM conta com uma Brigada de Incêndio atuante e realiza com frequência treinamentos técnicos e práticos em locais especializados e com instrutores habilitados. Entre 2018 e 2019 o hospital já capacitou 400 servidores brigadistas e 10 treinamentos externos estão agendados até 2020.

 

O que está em andamento
Reforma do 4º andar/Setor de Ginecologia e Obstetrícia
Uma empresa especializada foi contratada para reforçar o time de funcionários do hospital que vão realizar as seguintes intervenções nos 770 m² do setor: troca de todo o piso vinílico, instalação de piso tátil de alerta e direcional, revestimento cerâmico nas paredes, substituição, reparos e instalação de portas, torneiras e vidros, além de execução de pontos de hidráulica, reboco de alvenaria e pintura geral em todas as salas, corredores e saguão, inclusive o corredor do andar, entre outras melhorias.
 Reforma do 4º andar

Reforma do 4º andar

Reforma do 4º andar

 

Serviço Técnico de Nutrição e Dietética (STND)
Na primeira etapa da reforma, finalizada em 13 de maio, foi feito o isolamento das áreas no setor de produção da cozinha, com parede de drywall, para abrir espaço para a obra principal. A licitação que vai definir a empresa responsável por essa intervenção está em andamento e a abertura dos envelopes com as propostas acontece no dia 30 de setembro.
Durante a reforma da cozinha, a prestação de serviços de alimentação hospitalar à pacientes e funcionários do Hospital está sendo feito por uma contratada.
 Reforma cozinha

Reforma cozinha

Reforma cozinha

 

Reestruturação do serviço de endoscopia
Outro setor que está sendo totalmente remodelado é o da endoscopia e colonoscopia.
Foram feitas as adequações físicas, no fluxo dos procedimentos e outras melhorias da sala de preparo, limpeza e desinfecção de endoscópios e acessórios com instalação de exaustor e sistema de insuflamento, entre outros, para atender ao preconizado na RDC n.º 6 e a RSS 27/2007.

Foi contratada uma empresa por ATA de registro de preço para viabilizar a manutenção total do telhado.

Enquanto o serviço aguarda liberação da Vigilância Sanitária Estadual/GVC-1-Capital está em andamento processo licitatório para aquisição de serviço de endoscopia para atender a demanda existente de exames e os pedidos estão sendo cadastrados no sistema SIGA para agendamento dos exames em outras referências do território.

Antes e depois setor de endoscopia

Antes e depois setor de endoscopia

 

• Identidade visual
Como parte da humanização no atendimento, a Assessoria de Relações Institucionais está produzindo nova comunicação visual (placas de sinalização) com o objetivo de contribuir para a segurança e autonomia dos usuários e profissionais dentro do complexo hospitalar, facilitando a localização das unidades/setores.

 

Novos projetos a caminho
Obras que nunca foram realizadas em 62 anos de atividade estão ocorrendo e diante da precariedade que a estrutura do hospital se encontrava, a nova Superintendência do HSPM traçou um planejamento de curto, médio e longo prazo que visa garantir as reformulações e adequações que a unidade hospitalar necessita.
A maior iniciativa, que contempla a reforma e ampliação do Pronto Socorro, está prevista pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no Programa Avança Saúde SP, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Neste projeto será feita também a integração do Pronto Socorro Infantil e a construção de mais pavimentos acima da nova Ala do PS. O processo está em andamento e estão sendo cumpridas as etapas da licitação.
Outra melhoria a ser contemplada com os recursos do BID é a instalação de ar condicionado central nas seguintes unidades: Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico/Central de Material Esterilizado, UTI Adulto e laboratório.


Reforma do Serviço Técnico de Nutrição e Dietética (STND)
A reforma do Serviço Técnico de Nutrição e Dietética (STND) englobará toda a rede hidráulica (esgoto, água fria, água quente e gás natural) e elétrica.
Serão substituídas as bancadas de serviço e os revestimentos de pisos e paredes e adaptados os ambientes conforme exigido por normas, como por exemplo, o atual banheiro/vestiário, sala de resíduos e DML.
As câmaras frigoríficas, o almoxarifado e o estoque de alimentos serão reformados.

Em suma, as ações que estão a caminho somam mais de R$ 21,5 milhões e são resultado do esforço do Prefeito Bruno Covas e do Secretário Municipal da Saúde, Edson Aparecido, com apoio dos vereadores Paulo Frange, Aurélio Nomura, André Santos, Claudinho de Souza, Celso Jatene, Rute Costa, Mário Covas Neto, Beto do Social, Gilson Barreto, Eduardo Tuma, Adriana Ramalho, Quito Formiga, Fabio Riva e Patrícia Bezerra.

Levando em consideração as melhorias que já foram viabilizadas ao longo dos últimos cinco meses a quantia ultrapassa os R$ 27 milhões, sem contar o valoroso trabalho realizado pelos profissionais do HSPM.

Todo esse esforço e os investimentos não foram levados em consideração pela reportagem exibida pela TV Globo.