31ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do HSPM

Ao longo de três dias, especialistas falaram aos servidores do HSPM e da rede municipal de São Paulo sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho

Por: Tatiana Ferreira
Fotos: Daniela Avancini  

O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) encerrou nesta quinta-feira (19/09) os trabalhos da 31ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Durante três dias, como parte das ações previstas pelo Programa de Prevenção de Acidentes, o hospital recebeu especialistas que trouxeram ao público informações e orientações a cerca da importância da saúde e da segurança no local de trabalho.

Fotos da mesa de abertura, com a equipe da superintendência

A abertura oficial do evento contou com a participação do superintendente Dr. Luiz Carlos Zamarco, do presidente da CIPA Moisés Oliveira e diretores do HSPM



Na mesa de abertura, Dr. Luiz Carlos Zamarco, superintendente do HSPM, fez questão de ressaltar o principal objetivo do encontro. “A 31ª SIPAT do HSPM tem como proposta sensibilizar os profissionais sobre a importância de todos estarem engajados e comprometidos em relação às ações de segurança para evitar acidentes no ambiente de trabalho”, afirmou.
Previsto na legislação trabalhista, o evento foi realizado pela Comissão Interna de Acidentes de Trabalho (CIPA) do HSPM, que conta com 26 integrantes, entre eles, Moisés Oliveira, Presidente da CIPA Gestão 2018/2019. “Buscamos trazer a reflexão no sentido da prevenção de acidente de trabalho e das doenças ocupacionais. É muito importante que o servidor, tanto do hospital como da Prefeitura em geral, participe”, afirmou.

Maria Silvia Fernandes, servidora da Secretaria Municipal de Educação e atualmente lotada na EMEI Ricardo Gonçalves, já participou de um curso sobre prevenção de incêndio no HSPM e, 2018 e fez questão de voltar esse ano para participar do evento. “Gostei das palestras, pois foram didáticas e os assuntos pertinentes. Superou minhas expectativas e os organizadores estão de parabéns”.

Coral da Guarda Civil Metropolitana

 A abertura oficial do evento contou com a participação do superintendente Dr. Luiz Carlos Zamarco, do presidente da CIPA Moisés Oliveira e diretores do HSPM

 

O que o hospital tem feito
Na abertura da SIPAT, o engenheiro Tiago Chaves apresentou todas as obras e iniciativas que o hospital tem realizado desde abril para prevenir acidentes de trabalho e situações de risco, tais como revisão e substituição da instalação elétrica em vários setores, substituição de quadros elétricos antigos por novos mais seguros e modernos, sinalização horizontal e vertical no estacionamento, melhorias na calçada para evitar quedas de pedestre, instalação de rampa de acessibilidade na entrada lateral e revitalização de piso tátil para auxílio na locomoção de pessoas com deficiência visual. 

Engenheiro Tiago Chaves apresentando imagens no power point e depois recebendo o certificado do superintendente

A abertura oficial do evento contou com a participação do superintendente Dr. Luiz Carlos Zamarco, do presidente da CIPA Moisés Oliveira e diretores do HSPM


O engenheiro também explicou as reformas que irão acontecer no hospital e a ampliação do Pronto Socorro. “Fica claro que essa gestão está comprometida e investindo para garantir a modernização da infraestrutura. Tenho certeza que a equipe de engenharia e manutenção daqui fará tudo que o for possível para melhorar as condições de segurança para os pacientes e profissionais”, finalizou Tiago.

Funcionário do HSPM há 23 anos, Régis Antônio Silva gostou do que ouviu. “As obras na rampa da entrada lateral e no setor da Nutrição e Dietética já melhoraram bem, e agora vamos aguardar as obras futuras que foram apresentadas aqui na SIPAT, porque dando certo tudo isso vai ficar muito bom. Todas as pessoas com quem conversei gostaram de saber deste planejamento”.

Além das palestras, o público masculino pode participar de ações de beleza oferecidas pela Embelleze, parceira do evento, com corte de cabelo e barba. E como parte das ações de conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde os organizadores aproveitaram que o dia 19 de setembro marca os 29 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) e convidaram a palestrante Karla Izabela Silva Rocha para fechar a programação da SIPAT 2019 com uma apresentação sobre a organização e o funcionamento do sistema básico de saúde e como utilizá-lo.