Clínica de Geronto–Geriatria encerrou ciclo de Encontros Psicoeducativo sobre a doença de Alzheimer

Atividade foi direcionada aos cuidadores e familiares de pacientes com a demência de Alzheimer e buscou prepará-los para o enfrentamento à doença

Participantes sentados na plateia e palestrante a frente do palco
No último encontro psicoeducativo sobre o Alzheimer, o médico Alessandro Campolina falou sobre os Cuidados Paliativos nos pacientes com demência avançada



Por Tatiana Ferreira

O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), por meio da Clínica de Geronto–Geriatria, encerrou na terça-feira (10/09), um ciclo de seis Encontros Psicoeducativos que foram realizados desde abril com cuidadores e familiares de pacientes com a demência de Alzheimer.

Neste encontro de setembro, o Dr. Alessandro Campolina falou sobre “os Cuidados Paliativos nos pacientes com demência avançada”. Na sequência, a Assistente Social Joyce Reis Gonçalves explicou sobre os benefícios que o Estatuto do Idoso prevê aos pacientes com mais de 60 anos, entre eles, o atendimento preferencial em órgãos públicos e privados e a prioridade na tramitação de processos judiciais e administrativos, inclusive na restituição do Imposto de Renda. Falou ainda sobre questões mais específicas que envolvem a rotina do cuidador de um paciente diagnosticado com Alzheimer, como necessidade e possibilidade de interdição e curatela.

O objetivo dessa capacitação foi abastecer o público-alvo com informações a cerca da doença, sintomas, tratamentos e estratégias para facilitar o cuidado diário do paciente que vive com a doença que se manifesta pela demência do indivíduo com perda gradativa das funções cognitivas como memória e linguagem, comprometendo gradativamente as atividades de vida diária e provocando alterações de humor e comportamentais.

Enfrentar o comprometimento das funções mentais não é tarefa simples, mas pode ficar mais tranquila para o cuidador se ele tem ajuda profissional. É o que garante Maria de Lourdes Bueno que cuida da mãe (com 90 anos e há cinco foi diagnosticada com Alzheimer). “Esse é o segundo ano que participo do ciclo de encontros voltados aos familiares e amei porque não aborda só a doença, fala de várias questões relacionadas à terceira idade. A gente vê o carinho e a habilidade dos profissionais que dão as palestras e percebe que eles têm muito conhecimento e aprendemos bastante. Abriu a minha mente. Por isso, faço o maior esforço para estar aqui e se tiver ano que vem, pretendo voltar e trazer outros familiares comigo. Outra coisa importante que percebi aqui foi que não estou sozinha, que muitas outras pessoas passam pelas mesmas questões e dificuldade que tenho no meu dia-a-dia e essa troca de relatos e experiências nos une e nos fortalece”.

“Realizamos o terceiro ano dos Encontros Psicoeducativos para familiares e cuidadores de pacientes com demência de Alzheimer. Mais uma vez percebemos o interesse e a participação tanto dos familiares quanto de profissionais que estão compondo a assistência aos idosos da rede pública municipal de São Paulo. Existe uma grande carência deste tipo de apoio, grupos e palestras informativas em todo o Brasil e sabemos da importância desses e outros recursos para familiares e cuidadores de pacientes com a doença. Pretendemos realizar novos encontros para o próximo ano”, afirmou Dra Renata F. Nogueira Salles, Coordenadora da Seção Técnica de Geriatria do HSPM.


Conscientização sobre o Alzheimer
O dia 21 de setembro foi instituído em 1994 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial do Alzheimer. Ao longo do mês uma campanha mundial busca esclarecer a sociedade sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e cuidados ofertados aos pacientes que convivem com esse transtorno progressivo do sistema nervoso central.

 

Clique abaixo e conheça outros recursos disponíveis para familiares e cuidadores de pacientes com Alzheimer.