HSPM participa do 18º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia com seis trabalhos

Profissionais do hospital participaram da programação científica com palestras, discussões e seis trabalhos inscritos

Palestrantes do HSPM
Profissionais do HSPM participaram com destaque da programação científica do 18º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia

 

Por Tatiana Ferreira

Entre os dias 29 e 31 de agosto aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, o 18º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia e o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) esteve representado pela participação de profissionais, médicos assistentes e residentes da Seção Técnica de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço em diferentes momentos da programação.

Com número recorde de congressistas e expositores – chegou a 4.450 –, o Congresso teve programação científica abrangente e extensa com palestrantes internacionais, salas de painéis, mesas redondas e minicursos de todas as especialidades dentro da Otorrinolaringologia.

A Dra. Fátima Regina Abreu Alves, coordenadora da Seção Técnica de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HSPM, foi convidada a coordenar a discussão do Painel “Refluxo Laringofaríngeo”, ocorrido em 31 de agosto, das 9h20 às 10h35, no Auditório 5 e a palestrar sobre o tema específico “Refluxo Laringo-faríngeo não ácido: como investigar”. Os seguintes profissionais completaram a programação deste painel: Patrícia Paula Santoro (Tema: Sinais e Sintomas do Refluxo Laringo-faringeo), Saulo Lima de Oliveira (Tema: Teste Terapêutico) e Daniel Riccioppo (Tema: Quando eu recebo um paciente do otorrino: A visão do gastro).

“Estamos inseridos dentro de um Hospital que desenvolve e promove ensino, atualização e pesquisa e a nossa participação no 18º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia agrega bastante ao serviço e torna nossa presença no cenário da Otorrinolaringologia cada vez mais constante, efetiva e consistente”, afirmou Fátima Regina Abreu Alves, coordenadora da Seção Técnica de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HSPM.



Foto dos quatro médicos que participaram do congresso
Dra. Fátima, coordenadora da Seção Técnica de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HSPM, coordenou o Painel “Refluxo Laringofaríngeo”, que contou com a participação de outros profissionais da área

 

Participação dos profissionais do HSPM no Congresso
Além da Dra. Fátima, na quinta-feira, dia 29 de agosto, o Dr. Francisco Pierozzi D’Urso participou de uma discussão sobre a Síndrome de Mèniére (hidropsia endolinfática), desordem no ouvido interno que causa episódios de vertigem (tontura). Já o Dr. Carlos Eduardo Fernandes Soares de Melo, responsável pelo Ambulatório Cervico-facial do HSPM, apresentou a palestra “Como resolver pequenas complicações em cirurgias plásticas de face”.

Confira abaixo os títulos em inglês dos trabalhos produzidos pelos profissionais do HSPM e aprovados no Congresso:

  •  Orbital complication resulting from acute rhinosinusitis: case report
  •  Epistaxis from the S-point: case report
  •  Chronic invasive fungal rhinosinusitis simulating a malignant tumor: case report
  •  Fungal rhinosinusitis in a patient with acute myeloid leukemia: case report
  •  Thyroplasty in a patient with vocal fold paralysis after total thyroidectomy: case report
  •  Peripheral facial paralysis caused by brain stroke: case report