Nova base do SAMU é inaugurada no HSPM

Espaço garante mais conforto aos profissionais e agilidade nos atendimentos aos chamados

Por: Tatiana Ferreira
Fotos: Daniela Avancini

Na tarde desta sexta-feira (06), aconteceu a inauguração das novas instalações da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), localizada no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM).

O superintendente do hospital, Dr. Luiz Carlos Zamarco, esteve no local acompanhado da coordenadora do SAMU, Maísa Ferreira dos Santos, da coordenadora regional de saúde do Centro, Paulete Secco Zular e de outros assessores e servidores para a inauguração da base que vai oferecer mais conforto para as equipes e dar mais agilidade aos atendimentos. “Desde o início da nossa Administração no HSPM nos colocamos à disposição da CRS Centro e da Secretaria Municipal da Saúde para contribuir com o SAMU. Dentro do que nos foi solicitado, trabalhamos arduamente para realizar as adequações necessárias, criando as melhores condições de logística e de trabalho possíveis”, afirmou Dr. Luiz Carlos Zamarco, superintendente do HSPM.


Superintendente acompanhando a inauguração da base
Dr. Zamarco confere de perto as instalações da nova base do SAMU no HSPM



A coordenadora regional de saúde do Centro, Paulete Secco Zular, lembrou que as novas instalações é resultado desta parceria e traz avanços para a região. “Embora o nosso território seja pequeno, ele recebe um número grande de pessoas, e como a base está localizada em um local importante do ponto de vista do fluxo de recebimento de usuários, consideramos que ela é muito estratégica para a Coordenadoria Centro. Além disto, a parceria com o HSPM é ótima, conseguimos esse espaço excelente, que traz tranquilidade e conforto no processo de trabalho”.


Infraestrutura mais confortável
Para ficar pronto e adequado ao uso, o imóvel cedido pelo HSPM ao SAMU passou por várias adequações e melhorias realizadas ao longo dos três meses pela equipe da Seção Técnica de Engenharia e Manutenção do hospital - ligada ao Departamento Técnico de Administração e Infraestrutura (DAI)-, sob supervisão do Engenheiro Ageu Augusto Santos Souza e da Arquiteta Solange S.P. Amaral Pinelli.


Participantes da inauguração
Equipe técnica do HSPM e da CRS Centro celebram parceria que possibilitou novas instalações para os profissionais do SAMU

 

Foram realizadas as seguintes intervenções: reforma do telhado com substituição de telhas, troca da caixa d’água, instalação elétrica e hidráulica, reforma dos banheiros, colocação de telas anti-mosquito nas janelas, instalação de piso, revestimento e divisórias, troca de portas e pintura interna e externa.

Para efeito de comparação a base anterior tinha 18 metros quadrados, com um banheiro de uso comum e um alojamento; agora tem 67 m², com recepção, almoxarifado, dois alojamentos (um feminino e um masculino), dois vestiários com banheiros e uma copa. Essa base conta com duas ambulâncias e 10 profissionais que atuam em plantão de 12 horas.
“É um grande ganho termos essa base, pois a equipe estando bem instalada fica mais feliz e trabalha melhor, e é esse o objetivo: a cada dia investir, base a base, para atender a população de São Paulo de uma forma melhor”, afirmou Maísa Ferreira dos Santos, coordenadora do SAMU.

Maria José dos Santos, gerente da base no HSPM, concorda e se mostra satisfeita. “Essa base é uma conquista e toda a equipe está contente e satisfeita, pois o espaço é maravilhoso. Todo mundo vai trabalhar mais contente, motivado e com vigor, porque temos os espaços que precisamos, como um vestiário feminino e um masculino. Isso é muito importante, fica tudo dividido, tem espaço adequado para banho e descanso”.

O novo espaço também dispõe de uma área externa coberta e fechada para abrigo dos cilindros de oxigênio e para limpeza de equipamentos, vai abrigar de forma mais adequada os equipamentos utilizados pelas equipes, como por exemplo, prancha, Desfibrilador Externo Automático (DEA), oxigênio, rádio comunicador, além de vagas exclusivas para as ambulâncias que passam a ficar localizadas próximas ao portão de entrada e saída, dando fácil acesso à Rua Vergueiro.
O SAMU atende por meio de chamada telefônica no 192, e presta socorro à população em casos de emergência. A Central de Regulação faz a triagem e transfere a ligação para o médico regulador. Saiba mais sobre o funcionamento do serviço no link https://bit.ly/2lXQvpD

 

 Vista da fachada da base SAMU - HSPM
Além de 49m² maior que anterior, nova base é mais confortável e adequada ao trabalho