II Jornada da Psicologia do HSPM reuniu profissionais para refletir sobre temas ligados à saúde mental

Evento celebrou o Dia do Psicólogo que é comemorado neste dia 27 de agosto

Por Tatiana Ferreira

Com a proposta de promover reflexões sobre a área e a disseminação de práticas baseadas no campo da Psicologia, aconteceu no dia 26 de agosto, das 8h às 16h, no anfiteatro do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), a 2ª edição da Jornada de Psicologia.

O evento reuniu profissionais, estagiários e demais interessados para um dia de capacitação com ênfase na atuação profissional mais humanizada e consequente qualificação dos processos de trabalho e dos trabalhadores da saúde.

Na abertura do evento, o diretor do Departamento de Atenção à Saúde, Dr. Alexandre Crippa Sant'Anna, representando o superintendente Dr. Luiz Carlos Zamarco, destacou o papel dos psicólogos na sociedade contemporânea. “Temos que valorizar a importância da psicologia no mundo atual onde as pessoas carecem cada vez mais de acolhimento, escuta qualificada e cuidado em saúde mental. Vocês merecem nosso reconhecimento pelo trabalho com dedicação e ética que desenvolvem em prol dos pacientes”.

 

Montagem com três fotos, onde em duas são com as palestrantes e a coordenadora da clínica e a terceira mostra a plateia assistindo uma das palestras

 A psicóloga Karen fez a entrega de alguns livros para os participantes; e Débora falou sobre a importância de cuidar dos profissionais da saúde

 


No período da manhã foi realizada uma mesa sobre o tema “A Dependência Química em Mulheres”, que reuniu quatro profissionais: Karina Mesquita, Fabio Carezzato, Katia Varela Gomes e Marta Jezierski, representando a Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudo sobre Drogas – ABRAMD.

Na sequência Karen Pereira Bisconcini, Psicóloga no Hospital Estadual Mario Covas fez uma apresentação sobre o “Cuidado Integral em Saúde no Ambiente Hospitalar”.

Já na parte da tarde, Vanessa Karam que é Psicóloga dos Ambulatórios de Oncologia da Rede D’or – Unidades Anália Franco e Morumbi -, falou sobre “Psico Oncologia” e Débora Genezini Costa, Psicóloga, membro do Comitê de Cuidados Paliativos da Associação Brasileira de Linforma e Leucemia (ABRALE) e do Comitê de Psicologia da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANC) fechou o evento com a palestra “Cuidando de quem cuida”.

A Psicóloga e Coordenadora da Seção de Psicologia Hospitalar do HSPM, Karen Bomilcar, fez um balanço do encontro: “A II Jornada de Psicologia do HSPM foi uma oportunidade de interação e reflexão acerca da prática profissional da assistência, temas relevantes do cotidiano e que pontuou a importância do autocuidado dos profissionais da área da saúde”.

Quem concorda é Eliane Tavares, psicóloga do Ambulatório Descentralizado da Lapa. “Achei maravilhoso o encontro, os temas abordados foram absolutamente importantes e valeu a pena enquanto celebração pelo dia do psicólogo. Só tenho a parabenizar aos organizadores e a equipe de psicologia do HSPM que, em especial, é muito acolhedora. É uma equipe unida e coesa”.

O evento validado foi uma realização da Seção Técnica de Psicologia HSPM e contou com apoio da Gerência Técnica de Capacitação e Desenvolvimento/HSPM.



Auditório do HSPM com participantes assistindo palestra

Em sua apresentação, Vanessa abordou o papel do psicólogo no acompanhamento ao paciente com câncer e seus familiares

 

Serviço de Psicologia do HSPM
O Serviço de Psicologia Hospitalar do HSPM atende servidores da Prefeitura de SP e seus familiares e conta com 20 profissionais que ficam alocadas em diferentes áreas do hospital: Psicologia da Infância e Adolescência, Psicologia do Adulto, Hospedaria de Cuidados Paliativos, Ambulatórios Descentralizados da Lapa, Vila Carrão e São Miguel Paulista e Núcleo Especializado em Saúde do Trabalhador (NEST).

“Acreditamos que a inserção da Psicologia nas equipes do hospital tem trazido ao longo dos anos um espaço fundamental e transformador de escuta para os pacientes e suas famílias, promovendo saúde e melhoria na qualidade de vida e relações pessoais, enfrentamento de processos de adoecimento e relação com o trabalho”, ressalta a coordenadora Karen.

O setor de Psicologia do HSPM realiza cerca de três mil atendimentos por mês entre ambulatórios, grupos psicoterapêuticos, grupos psicoeducativos, oficinas, ateliês e assistência psicológica a enfermarias e UTIs.