Palestra promovida no HSPM alerta profissionais sobre suicídio entre crianças e adolescentes

Sinais de alerta e fatores de risco foram algumas das questões abordadas por especialista

Por Tatiana Ferreira

Com o intuito de sensibilizar os profissionais do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) sobre o papel de proteção que a assistência pode desempenhar em relação ao enfrentamento ao suicídio, a Clínica de Fonoaudiologia convidou a psiquiatra Sonia Maria Motta Palma para realizar a palestra “Suicídio na Infância e Adolescência”, ocorrida na manhã da última quinta-feira (22/08), no Anfiteatro Dr. Argos Meirelles.



Imagem dos participantes sentados, no Anfiteatro, e a palestrante a frente
 

A especialista abordou quais são os sinais de alerta e os parâmetros associados a risco de suicídio entre crianças e adolescentes. Também apresentou estudos e pesquisas que alertam para os fatores de risco (transtornos mentais, desemprego, violência, mídia, bullying e cyberbullying), e os fatores protetivos para amortecer o impacto dos pensamentos e comportamentos suicídios, entre eles o acesso ao tratamento, suporte familiar e comunitário, entre outros.

O papel dos meios de comunicação, principalmente das redes sociais, mereceu destaque na apresentação, pois é tido como o 3º maior motivador de suicídios, vindo atrás apenas do desemprego e da violência. Dados apresentados pela palestrante revelam que a estreia da série de televisão americana ‘13 Reasons Why’ está associada a 195 suicídios a mais em 2017 entre os jovens de 10 e 17 anos, aumento de 28,9%s. “A influência midiática de casos como esse e até de suicídios de pessoas famosas funcionam como uma espécie de efeito contágio, aumentando as taxas de suicídio”, alerta Sonia.

A reunião científica mensal é aberta a todos os profissionais da área da saúde e faz parte do Ciclo de Palestras mensal promovido pelas Clínicas de Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Fonoaudiologia.


Palestrante
A palestrante Sonia Maria Motta Palma é Psiquiatra da Infância e Adolescência, Doutora em Ciências pela UNIFESP, Professora de Medicina na UNISA e Vice-Presidente do Conselho Científico da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA).