Palestras no HSPM reforçam a importância do Aleitamento Materno

Ciclo de palestra fez parte da programação em celebração ao Agosto Dourado


Mesa de Abertura - Da esquerda para a direita: Dr. Luiz Carlos Zamarco (Superintendente do HSPM) e as enfermeiras Marilene Carvalho e Nanci Ferreira


Por Tatiana Ferreira

O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) finalizou na manhã desta sexta-feira (23/08), o ciclo de palestras em alusão a campanha “Agosto Dourado”. Em dois dias, profissionais do hospital e de outras instituições realizaram cinco palestras no Anfiteatro Dr. Argos Meirelles com o objetivo de sensibilizar mães, acompanhantes, profissionais da saúde e o público geral a respeito de temas como Banco de Leite, Manejo e orientações pertinentes no Puerpério imediato e a importância do Profissional na amamentação na primeira hora de vida do recém-nascido, além de esclarecer as principais dúvidas sobre o tema.

Na cerimônia de abertura, Dr. Luiz Carlos Zamarco, superintendente do hospital, agradeceu a presença de todos, principalmente das mães, e lembrou os benefícios principalmente para os bebês prematuros. “A importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, prolongado até os dois anos junto com a introdução alimentar, proporcionam desenvolvimento intelectual e afetivo e uma melhora da imunidade para combater doenças. Destacamos também a importância do leite materno para os recém-nascidos internados nas unidades neonatais com excelentes resultados na recuperação destes pacientes”.

“Sabemos que o leite materno é muito importante para a criança, para a resistência e desenvolvimento, por essa razão fizemos esse evento para que as pessoas se conscientizem o quanto faz bem para o bebê”, disse a Enfermeira Nanci Ferreira de Azevedo, gerente de enfermagem do HSPM.

Mesmo as mães mais experientes, como Patricia Aparecida Santos de Paula, que acabou de dar à luz a quarta filha, também pode aprender algo a mais. “No meu segundo filho tive muita dificuldade de amamentar e hoje descobri o que fazia errado. Foi interessante aprender qual é o jeito correto. Como minha filha nasceu prematura, mas do que nunca me estimula a amamentar, para que ela ganhe peso e se recupere bem”.

Até o final deste mês, as enfermarias da Maternidade ficarão decoradas com cartazes e frases de estímulo à amamentação e a “Árvore do Aleitamento” ainda receberá imagens de bebês que nasceram no hospital nas últimas semanas.
 


árvore do aleitamento 
Árvore do aleitamento materno


 

Rede de apoio
Em sua fala, a Enfermeira obstétrica Marilene Carvalho Machado, Coordenadora da Seção Técnica Materno-Infantil destacou que o leite materno é o alimento de ouro para a saúde e para o desenvolvimento infantil e que ter uma rede de apoio é fundamental para alcançar o sucesso. “É importante ter a oportunidade de conscientizar a família e os profissionais, porque todos têm papel fundamental no sucesso do aleitamento”.

Inclusive ter profissionais engajados com o aleitamento na primeira hora de vida também contribui. “Aqui logo depois que ela nasceu já colocaram a minha filha comigo e ter esse contato, sentir o cheio, não ficar longe, me ajudou, me recuperei mais rápido do que no nascimento do meu primeiro filho, que foi em outro lugar. Desde que ela nasceu ela não saiu do meu lado e isso fez toda a diferença”, relatou Karina Fidelis de Lima Gomes.

 

Fotos das palestrantes do evento e equipe de organização

Benefícios do leite materno
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno durante a primeira hora de vida e que o alimento seja exclusivo nos primeiros seis meses de vida das crianças.

A amamentação fortalece o vínculo entre mãe e filho e garante a saúde dos dois. A mãe consegue voltar em forma mais rápido e o bebê aprende a sugar e deglutir e ainda desenvolve a função imunológica. “Para a mãe o vínculo materno é indiscutível e para o bebê há o desenvolvimento da musculatura que é importante para a arcada dentária. Esse movimento de deglutição é muito importante”, complementa a Dra. Vera Campmann, Coordenadora da Neonatologia do HSPM.

Rosana Barbosa da Silva, mãe da recém-nascida Isabella conta que o primeiro filho, hoje com 12 anos, teve dificuldades. “Ele não conseguia puxar o leite tão bem quanto ela. Mas a experiência é a mesma, a aproximação com eles. Tenho certeza que o leite é suficiente e não precisa de mais nada, nem complemento, a não ser que tenha algum problema que não saia o leite, mas se tiver leite tem que dar porque é suficiente para eles”.

Para Aline Marina dos Santos, mãe da Helena, é preciso que todas as mães entendam que é um direito da criança e que é necessário ter paciência. “Às vezes o filho não quer mamar, dorme o dia inteiro, mas é importante, tem que ter paciência e amamentar bastante. O contato entre mãe e filho vem daí, do começo de tudo, que é a amamentação”.

 

 

Aline e Rosana reforçam a importância do aleitamento materno
Aline e Rosana reforçam a importância do aleitamento materno


Na cidade de São Paulo, o aleitamento materno é garantido pela lei 16.161 de 2015. O estabelecimento que proibir ou constranger o ato da amamentação em suas instalações estará sujeito à multa.

O apoio e o incentivo à amamentação é papel de todos nós.