Ciclo de palestras no HSPM incentiva o Aleitamento Materno

Ação faz parte da programação pelo Agosto Dourado e busca sensibilizar os pais sobre os benefícios da amamentação

Fotos de três mulheres amamentando

 

Por Tatiana Ferreira
Arte: Daniela Avancini
 

O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) realizará nos próximos dias 22 e 23 de agosto, um ciclo de palestras no Anfiteatro Dr. Argos Meirelles em alusão a campanha “Agosto Dourado”, cujo tema neste ano é “Empoderando mães e pais para fortalecer a amamentação. Hoje e para o Futuro”.


Profissionais da área foram convidados para falar sobre temas como: Banco de leite e seus benefícios, Mitos e Verdades sobre o Aleitamento e Manejo e orientações pertinentes no Puerpério imediato, entre outros (confira programação completa abaixo).

Uma das responsáveis pelo evento, a Enfermeira obstétrica Marilene Carvalho Machado, Coordenadora da Seção Técnica Materno-Infantil, conta qual a proposta. “O objetivo da campanha no HSPM é conscientizar e incentivar as mães, os pais, profissionais e a sociedade em geral da importância da amamentação. O leite materno é o alimento de ouro para a saúde e desenvolvimento infantil e a rede de apoio é fundamental para alcançar o sucesso”.

Para intensificar as ações de conscientização haverá também distribuição de material educativo e entrega do Laço Dourado, símbolo da campanha, aos participantes. As enfermarias da Maternidade permanecerão decoradas com cartazes e frases de estímulo à amamentação durante todo o mês e a “Árvore do Aleitamento” está sendo montada de forma colaborativa com imagens de alguns bebês que nasceram no hospital, para sensibilizar outros pais sobre a importância do aleitamento materno.
 

Leite materno: melhor fonte de nutrição infantil
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno durante a primeira hora de vida – e ser exclusivo nos primeiros seis meses de vida -, devido aos inúmeros benefícios que essa prática traz para o biênio mãe e filho, a redução da morbimortabilidade infantil e a morbidade materna.

O aleitamento contribui para um melhor desenvolvimento dos bebês e fortalece o vínculo entre a mãe e o recém-nascido.


Programação:
Dia 22/08 – quinta-feira
14h - “Banco de Leite e seus benefícios” – Dra. Telma Aparecida Farahte Giangiardi (Médica neonatologista e coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Correa Netto)
15h - “Mitos e Verdades sobre o Aleitamento” – Renata Giesta (Enfermeira do Hospital Leonor Mendes de Barros)
16h – “A importância do Profissional na amamentação na 1ª hora de vida” – Gabriela Fernanda Guidelle Tavarez Cardoso de Godoi (Enfermeira pela Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto e Obstetra pela UNIFESP)

Dia 23/08 – sexta-feira
9h - “Amamentação mais do que um Ato de Amor” – Fabiana Crispim (Enfermeira formada na UNIBAN com pós-graduação em Obstetrícia na FMU e Técnica de Enfermagem na Materno Infantil do HSPM)
10h - “Manejo e orientações pertinentes no Puerpério imediato” – Renata Corte (Enfermeira Obstetra – Universidade São Caetano do Sul, pós-graduada em Saúde Pública na UNINOVE e Consultora em Amamentação MAMEBEM).

Serviço:
Local: Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) – Anfiteatro Dr. Argos Meirelles - 9º andar
Endereço: Rua Castro Alves, 60 – Aclimação – próximo ao metrô Vergueiro.
Público-alvo: Aberto a todos os interessados no tema.