Hospital do Servidor Público Municipal promove encontro psicoeducativo sobre Alzheimer na próxima terça-feira (13)

Objetivo é desmistificar a doença e prover informação e suporte aos usuários e seus cuidadores

Imagem com duas pessoas de mãos dadas

 

Por Tatiana Ferreira

Com o envelhecimento da população, a prevalência e a incidência da demência de Alzheimer vem aumentando de maneira significativa, o que é comprovado por um levantamento da Associação Internacional de Alzheimer que revela que até 2050 cerca de 132 milhões de pessoas no mundo terão a doença.


Sensibilizado com esse aumento e com o impacto que ele pode trazer, o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), por meio da Clínica de Geronto–Geriatria, está promovendo desde abril uma série de ”Encontros Psicoeducativos” para cuidadores e familiares de pacientes com demência de Alzheimer.


Os encontros - que ocorrem uma vez por mês -, têm por objetivo fornecer informações sobre a demência de Alzheimer, ensinar estratégias de cuidado, proporcionar suporte emocional e treino de competências de redução de estresse dos familiares a fim de melhorar a relação e qualidade do cuidado oferecido ao paciente.


A próxima atividade será na terça-feira, 13 de agosto, das 13h às 15h, Anfiteatro´Dr. Argos Meirelles´ localizado no nono andar do HSPM. Na ocasião haverá a apresentação de dois temas: “A alimentação nas diversas fases da doença do Alzheimer”, com a nutricionista Patrícia Pacheco de Oliveira Gonçalves e os “Aspectos fonoaudiológicos na doença: A questão dos ‘Engasgos’” com a fonoaudióloga Fabíola da Silveira Felisbino.


Os interessados no tema e em participar da discussão devem comparecer com antecedência no dia e horário acima, já que não é necessário fazer inscrição prévia.

 


Informação como aliada no suporte de pacientes e familiares
Entre os fatores de risco para a doença de Alzheimer estão: a idade avançada, história de traumatismo craniano e a presença de hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia. Ter história de doença de Alzheimer na família também aumenta os riscos da doença que é neurodegenerativa e progressiva e evolui pelas fases leve, moderada e grave.


“Na fase moderada, além dos déficits cognitivos, incluindo a perda de memória, o paciente pode apresentar alteração de comportamento e dependência cada vez maior para as atividades do dia-a-dia. O aumento da dependência física e cognitiva impacta a rotina do cuidado, gerando uma situação de sobrecarga, estresse e cansaço ao cuidador familiar”, explica Renata F. Nogueira Salles, Coordenadora da Seção Técnica de Geriatria do HSPM.


Já Maria Cristina G. Carvalho, Psicóloga do HSPM, ressalta que além do tratamento medicamentoso, é fundamental que o cuidador receba informações e orientações sobre a progressão da doença, como utilizar estratégias para facilitar o cuidado diário e como lidar com as alterações de comportamento que o paciente pode apresentar. “O suporte ao cuidador permite que se desenvolva a capacidade de enfrentamento da doença de forma mais positiva, melhorando a qualidade de vida tanto do cuidador quanto do paciente com a demência de Alzheimer”, afirma a profissional.

 


Serviço:
Encontro Psicoeducativo para cuidadores e familiares de pacientes com demência de Alzheimer
Local: Anfiteatro´Dr. Argos Meirelles´ localizado no nono andar do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM)
Endereço: Rua Castro Alves, 60 – Aclimação – região central da cidade.
São 120 vagas, abertas aos servidores da Rede Municipal de Saúde e demais interessados pelo tema. Não há necessidade de inscrição para participar dos encontros.