Hospital do Servidor Público Municipal recebe o Selo SINASC Ouro

Instituições que realizam partos no município de São Paulo foram premiadas nesta quarta-feira, dia 29, por boas práticas na coleta de informações sobre nascidos vivos na capital paulista

 

O Superintendente do Hospital do Servidor Público Muninipal está os com servidores do hospital na escadaria do saguão do Theatro Municipal de São Paulo
Cerimônia de premiação do Selo SINASC 2019 

 

Texto: SMS/Ascom | Daniela Avancini 
Fotos: Ricardo Liberato


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo promoveu nesta quarta-feira (29) a 10ª edição de entrega do Selo SINASC, iniciativa inovadora que reconhece o trabalho realizado por hospitais, maternidades e casas de parto (públicos e privados) no aprimoramento da coleta de informações sobre os nascidos vivos no município. O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) recebeu o Selo Ouro. A cerimônia aconteceu no Theatro Municipal de São Paulo e contou com a presença do superintendente do hospital, Dr. Luiz Carlos Zamarco, e dos servidores envolvidos no processo de trabalho para o hospital conseguir a certificação. 

O SINASC é o Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos utilizado em todo o território nacional. O registro correto dos dados é primordial para orientar as políticas de saúde e indica, entre outras coisas, o número de partos cesáreos e prematuros em maternidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e particulares. O município registra, aproximadamente, 200 mil partos por ano, o que equivale a 17 mil nascimentos por mês.


O Prefeito Bruno Covas fala ao microfone, no palco do Theatro Municipal de São Paulo, na abertura do evento SINASC

O prefeito Bruno Covas falou sobre a importância dos dados para avaliar as políticas públicas. “É impossível avaliar a política pública se não tivermos dados. Esses números nos permite atingir todas as metas impostas no plano de metas, principalmente na saúde da primeira infância", disse.

Ao todo, 69 instituições que realizam partos na cidade foram incluídas na classificação, que leva em consideração dois itens: pontualidade, que diz respeito ao envio de todas as Declarações de Nascido Vivo (DN) emitidas pelo hospital até o dia 15 do mês seguinte ao nascimento dos bebês, e qualidade dos dados, que avalia se os formulários foram preenchidos de forma completa e correta pela instituição.

De acordo com o desempenho nestes aspectos, os hospitais, maternidades ou casas de parto recebem a certificação Ouro ou Prata. Todas as 18 instituições municipais integram a lista na categoria Ouro. Eliana de Aquino Bonilha, gerente do SINASC municipal, ressalta que a iniciativa pioneira é um reconhecimento ao desempenho e dedicação dos profissionais que atua nos diferentes setores dos hospitais, no processo de produção das informações sobre nascidos vivos.

“Esse trabalho contínuo, responsável e cuidadoso, comprometido com a melhoria da qualidade das informações, dá vitalidade e confiabilidade ao SINASC, permitindo análises, monitoramento e o estabelecimento de políticas públicas mais ajustadas às reais necessidades dos cidadãos”, enfatizou a gerente.

Desde a primeira premiação, em 2009, houve aumento significativo da proporção de hospitais que aprimoraram o processo de trabalho e obtiveram a certificação. Na primeira edição, 72,8% foram premiados enquanto neste ano esse número chegou a 95,6%. O percentual de instituições que conquistou o selo SINASC Ouro passou de 37,7% para 85,5%.

Para o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, o selo Sinasc constitui procedimento anual de reconhecimento de trabalho de cada instituição. "Gostaria de destacar que aqui na cidade de São Paulo, o prefeito Bruno Covas enviou seu plano de metas onde consta a meta de diminuir da taxa de mortalidade infantil na cidade, tudo isso se soma ao excelente trabalho feito na atenção básica", destacou.

 

Foto das funcionárias do hospital sentadas na platéia no Theatro Municipal de São Paulo
 

O Superintendente do Hospital do Servidor Público Municipal está no palco do Theatro Municipal de São Paulo, junto com servidores do hospital, recebendo o selo ouro

 

O Superintendente do Hospital do Servidor Público Municipal está no palco do Theatro Municipal de São Paulo, junto com servidores do hospital, recebendo o selo ouro