HSPM realiza o 4° Encontro das Práticas Integrativas

A programação inclui Práticas Integrativas reconhecidas pelo Ministério da Saúde além de diversas outras propostas terapêuticas

Dia 6 de junho o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) realizará o 4º Encontro das Práticas Integrativas. O evento é aberto ao público e ocorrerá no anfiteatro do hospital, das 8h às 18h, com vagas limitadas.

O HSPM vem construindo uma história no campo das Práticas Integrativas e Complementares, no início inspirado na Medicina Chinesa, trazendo a visão integral do indivíduo e mais tarde integrando as terapias de conhecimento popular. Nesses anos de atuação foi construído um espaço com peculiaridades e características próprias, que projetou o hospital no cenário nacional como uma referência no tema.

A sala de meditação do HSPM oferece aos funcionários, pacientes, acompanhantes, voluntários e ao público em geral, várias propostas terapêuticas que complementam o atendimento da medicina clássica. Dra. Joseli Beatriz Suzin, médica, coordenadora do Programa Vida e Terapia, falou sobre o evento: “A proposta é o encontro das práticas complementares e a divulgação deste trabalho maravilhoso, realizado aqui nestes 20 anos de existência. Além do que, há quatro anos passamos a ser campo de estágio da primeira residência multiprofissional em práticas integrativas no Brasil, ligada à Secretaria de Saúde de São Paulo (SMS)”.

Neste ano, o Programa Vida e Terapia completa 20 anos na Sala de Meditação, e para comemorar esta data realizamos um evento que é organizado para oferecer oportunidade aos terapeutas de compartilharem suas experiências com todos aqueles que se interessam pelo tema.

Lembramos ainda que nossos parceiros são a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da área de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e a Secretaria Municipal de Gestão (SMG) com o COGESS – coordenação de Gestão da Saúde do Servidor, expondo seu trabalho de prevenção em saúde com práticas corporais.

A programação do evento contará com diversas atividades que compõem as práticas integrativas da Sala de Meditação. Entre elas, arte Mahikari, Reiki, Mãos Sem Fronteiras, Johrei, Tai Chi Chuan, Meditação, Escuta Amiga, Reflexologia, Curas das Atitudes/ Terapia do som com Tigelas de Cristal, Dança Circular, Barra de Access, Constelação Familiar, Hypnoterapia, Essências Florais e Coaching.

Neste encontro, teremos a participação especial do Prof. Dr. Ricardo Monezi, coordenador das áreas de Pesquisa e Ensino da Unidade de Pediatria Integrativa do Instituto da Criança do HC - FMUSP e da Srª Luana Moraes Amorim, representante da ONU, coordenadora local do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento na implantação do Programa Viva Voluntário.
 

Serviço:
Local: Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM)
Rua Castro Alves, 60, 9º andar - Anfiteatro 
Data: 6 de junho | 2019, quinta-feira
Horário: 8h às 18h
Aberto ao Público

Inscrições através do link: http://bit.ly/EncontroPIC

 

Cartaz com a programação do evento


Programação:

8h - Credenciamento e Café
8h30 - Abertura
9h15 - A Ciência das Práticas Integrativas: passado, presente e futuro no Brasil e no mundo
10h15 - Reiki
10h35 - Barra de Access
10h55 - Mãos sem Fronteiras 
11h15 - Momento lúdico com o I Ching e nossas mãos
11h20 - Arte Mahikari
11h40 - Taichi Chuan 
12h - Reflexologia
INTERVALO
13h30 - Onde está o Brasil no voluntariado?
14h - Cura das Atitudes
14h20 - Escuta Amiga/Meditação Cristã
14h40 - Meditação Budista
15h - Liang Gong
15h20 - Constelação Familiar 
15h40 - Terapia do Som com Tigelas de Cristal 
16h - Dança Circular
16h20 - Hypnoterapia e Florais
16h40 - Coaching