Oficina de Cinema no HSPM exibe o filme “Eu, Tu, Eles”

Atividade faz parte do projeto "Oficina de Escrita e Imagem" e tem como objetivo incentivar a arte e a cultura dentro do espaço da saúde

Toda primeira quinta-feira do mês, o Hospital Público do Servidor Municipal (HSPM) realiza uma Oficina de Cinema no HSPM. A atividade é gratuita, ocorre durante todo o ano, e é aberta ao público. Segundo a psicóloga da Seção Técnica de Psicologia do Adulto do HSPM e coordenadora do projeto Thaís Rodrigues Silva, a atividade tem como objetivo unir arte, cultura e saúde. “Acreditamos que através de atividades artísticas e culturais, podemos obter outra subjetividade e referência em relação à questão da saúde mental. Saúde não é ausência de doença, e sim qualidade de vida e um bom relacionamento humanitário", diz Thaís.

São exibidos filmes que abordam temas relacionados a questões da vida e de interesse das pessoas. Ao final da projeção, há uma discussão com a participação livre dos espectadores e orientação de duas psicólogas.

O filme do mês de abril de 2019 é "Eu, Tu, Eles", um filme brasileiro de 2000, que teve seu enredo pensado a partir de uma história verdadeira, publicada em um jornal brasileiro, história da roceira Maria Marlene Silva Sabóia, que viveu com três maridos morando todos juntos, na mesma casa, durante dez anos, no distrito de Quixelô, em Morada Nova, a 163 quilômetros de Fortaleza, no Ceará. A trama que se passa entre Ozias, Zezinho (primo de Ozias), Darlene (mulher de Ozias) e Ciro (agregado da casa) representa tanto pela forma estética quanto pelo seu conteúdo, um padrão de comportamento dos brasileiros, que transita entre o arcaico e o moderno na formação social brasileira e como suas influencias ainda são presentes em nosso cotidiano.
 

Oficina de cinema no HSPM
1ª quinta-feira do mês - 4 de abril
Horário: 9h às 12h
Aberto ao Público
Gratuito

HSPM
Hospital do Servidor Público Municipal
Rua Castro Alves, 60, Aclimação (metrô Vergueiro)
9º andar – Anfiteatro